INFECÇÃO URINÁRIA: É NORMAL TER MUITAS VEZES?

INFECÇÃO URINÁRIA: É NORMAL TER MUITAS VEZES?

Dizemos que um paciente tem infecção urinária de repetição ou infecção urinária recorrente, quando ele ou ela apresentam 2 ou mais episódios de infecção em um intervalo de 6 meses ou 3 ou mais infecções em um intervalo de 1 ano.

A infecção urinária de repetição é comum nas mulheres e não costuma estar relacionado a nenhum problema anatômico no trato urinário. Já nos homens, a infecção urinária é um evento raro; quando ela ocorre com frequência, quase sempre é porque há algum problema estrutural nas vias urinárias.

A infecção do trato urinário (ITU) é habitualmente dividida em 2 tipos:

• CISTITE: A infecção da bexiga é chamada de cistite. Seus sintomas mais comuns incluem: dor para urinar (disúria), vontade urinar a toda hora (polaciúria), sangue na urina (hematúria), dor no baixo ventre e sensação de esvaziamento incompleto da urina. A cistite é um quadro que não costuma provocar febre e raramente provoca alguma complicação.

• PIELONEFRITE: A infecção de um ou ambos os rins é chamada de pielonefrite. A pielonefrite é um quadro bem mais grave que a cistite. Seus sintomas incluem febre alta, dor lombar, fraqueza, náuseas e vômitos. Se não for tratada adequadamente, ela pode ser fatal.

FATORES DE RISCO

As bactérias que causam a cistite não vivem no trato urinário; elas são enterobactérias que vivem no trato gastrointestinal e na região ao redor do ânus. A infecção urinária surge quando essas bactérias migram da região perianal e passam a colonizar a região ao redor da uretra.

Mulheres que apresentam infecção urinária de repetição apresentam sua região periuretral mais susceptível à colonização por enterobactérias, principalmente pela Escherichia coli. Essa predisposição parece ter origem genética. As bactérias causadoras de infecção urinária têm mais facilidade de se aderir às células da uretra dessas pacientes do que da população em geral.

É muito comum que uma mulher com infecção urinária de repetição tenha uma mãe, avó ou tia com o mesmo problema.

Além da maior susceptibilidade genética, alguns fatores ambientais também costumam estar presentes nas mulheres que têm cistite de repetição. Alguns podem ser corrigidos, outros não.

Entre os fatores de risco mais comuns, podemos citar:

• Uso de substâncias que contenham espermicidas.
• Ducha vaginal.
• Maus hábitos de higiene após evacuar.
• Excesso de higiene íntima.
• Diabetes mellitus.
• Menopausa.

Existem também os casos de infecção urinária de repetição que costumam surgir somente após uma relação sexual. Nestes casos, chamados de cistite pós-coito ou cistite da lua-de-mel, as mulheres desenvolvem os sintomas de ITU 24 a 48 horas após uma relação sexual.

Fonte: Portal da Urologia

Dr. George Lins de Albuquerque

Médico Urologista