A "Nobre Academia de Robótica e Tecnologias" trabalha o alfabetismo digital em comunidades isoladas do Amazonas

A

Levar inclusão digital e social para comunidades ribeirinhas, indígenas e moradores da periferia do Amazonas, todas em estado de vulnerabilidade social. Essa é a missão da "Nobre Academia de Robótica e Tecnologias ", uma startup social que luta contra o analfabetismo tecnológico em áreas isoladas e inóspitas.

"Fiquei muito impressionado com esse programa dentro das comunidades indígenas. Na verdade, fiquei chocado", declarou um dos diretores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, Prof. Dr. Fred, que esteve recentemente no Amazonas e se tornou um novo parceiro da "Nobre Academia de Robótica e Tecnologias".

Ele destacou que a ideia que a sociedade tem sobre as comunidades indígenas é muito diferente da realidade. "Eu amei tudo o que vocês fazem na área tecnológica. A percepção comum que é na comunidade indígena é tudo muito sem tecnologia, com uma forma de viver muito primitiva. Mas não é assim. Ficam muito perto na natureza e esse compartilhamento de informações e de tecnologia é algo inacreditável. Estou muito alegre com a colaboração e parceria".

Amostras culturais e tecnológicas

Há pouco mais de duas semanas, a equipe do projeto apresentou amostras de cultura, tecnologia e inclusão junto com os comunitários de São Sebastião do Tarumã, no interior do Estado, a alunos do MIT, uma das mais conceituadas universidades americanas.

Mesmo com a forte chuva e as dificuldades de acesso, falta de energia na localidade e sem internet, os visitantes, que incluiu um dos diretores do MIT, em Boston, Pro, Dr. Fred, tiveram a oportunidade real de vivenciar os desafios e encantos que a região impõe.

"Todos saíram impactados e cheios de inspiração, motivação e conhecimento para encarar seus futuros profissionais. Parabéns aos envolvidos por toda garra e empenho", destacou o Prof. Fred, comentando ainda que não é nada fácil coordenar uma programação que envolveu mais de 100 pessoas. "A gente jogou junto e vencemos unidos, coesos, alinhados".

Inclusão digital

O projeto "Robótica e Tecnologias nas comunidades" proporciona à comunidade escolhida uma verdadeira imersão ao mundo da tecnologia, ao longo de seis meses, de forma totalmente gratuita.

Trata-se do ensino em robótica educacional focada em solucionar problemas do dia a dia, imersão ao mundo do metaverso, programação, inglês, manutenção de computadores, marketing digital, fotografia e pilotagem de drones. Este último, para que os povos originários e ribeirinhos se tornem os guardiões da fauna e da flora pelo ar, sem o contato direto com o agressor da floresta.

Os alunos que se destacam nessas aulas se tornam monitores e ajudam na ministração de aulas em outras comunidades, explica Éder Nobre CEO da startup. Vale ressaltar que todos os personais tech (professores) são voluntários e toparam em pular no barco conosco e mudar o universo de algumas crianças e adolescentes dessa região da Amazônia.

Além disso, criamos time de jogos eletrônicos chamado de Nobre E-Sports, onde os alunos que se destacam participam e tem esse de sonho em ser um player pro passam por uma fase classificatória "peneira" para atuar em campeonatos conosco de e-sports na sua modalidade onde assinara um contrato com o nosso time e serão acompanhados por um psicólogo, será monitorado a assiduidade na escola, comportamento em casa e quando chegar para concorrer uma vaga na universidade já contaram com uma bolsa de estudo nos cursos de tecnologia. "Assim, reforçam o desejo de estarem envolvidas diretamente no mundo da tecnologia, e não ser apenas um consumidor do mesmo. Mas que produzam esse entretenimento ganhando recursos para ajudar toda família e comunidade", completou.

Origem do projeto

Tudo começou em janeiro de 2022, com um curso de formação de startups, proporcionado pela Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Naquele momento, era um sonho querendo se tornar realidade, avalia Éder Nobre, eu vim da periferia e fui muito ajudado em um projeto voltado as crianças e adolescentes de baixa renda chamado Pro-Menor Dom Bosco onde fiz datilografia e depois um ano de informática e isso foi divisor de aguas para mim, presenciando o dia a dia da periferia contemplei muitos dos meus amigos e conhecidos sendo aliciado para o mundo do crime e das drogas onde muito deles nem vivo mais estão... então precisava fazer alguma coisa para ajudar as nossas crianças e adolescentes... e através do curso de formação de startups tirei o que estava em minha cabeça e coloquei no papel e com ajuda dos tutores que foram contratado para nos ajudar juntamente com os nossa equipe nasceu A STARTUP SOCIAL NOBRE ACADEMIA DE ROBOTICA E TECNOLOGIAS com o objetivo de oportunizar às crianças e adolescentes, moradores das periferia dos grandes centros urbanos que se encontram em estado de vulnerabilidade social, comunidades ribeirinhas, indígenas, o ensino nas diversas tecnologias atuais e avançadas.

De acordo com Éder Nobre, uma das maiores investidora, depois de Deus, é a sua esposa Dilza Cibele meu filhão Joao Pedro que atua como um dos Monitores nas aulas, minha Mãe Sra. Raimunda Nobre e meu Pai João Bernardo e família, que são braços de apoio muito importante ao projeto e na minha caminhada nessa estrada. "Em agradecimento também ao nosso amigo, deputado Daniel Almeida, e ao nosso prefeito de Manaus, David Almeida, com todos da sua equipe de Secretários incríveis que e incansáveis na luta pelo bem de nossos Manauaras , que facilitam o nosso trabalho e nos autorizam a ministrar as nossas aulas da capital com acesso a estrutura das escolas municipais, sempre aos sábados. O nosso muito obrigado e que Deus esteja sempre vos abençoando todos os dias em nome de Jesus".

Equipe de voluntários – "Personais Tech":

Personal em Robótica Cristiano
Personal em Drones Cristian
Personal em Fotografia Eduardo
Personal em Inglês Cacique Jair Melgueiro
Personal Em Manutenção de Computadores Alisson
Personal em Rede Estruturada Rickson
Personal em Metaverso Cesar
Personal em Administração Toda Equipe nota Mil da Amazônia Venture Builder
Personal em Finança Dilza Cibele
E mais 12 alunos monitores da Escola Municipal Antônia Medeiros, que ajudam como monitores nas aulas tecnológicas.