EJACULAÇÃO FREQUENTE REDUZ O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA?

EJACULAÇÃO FREQUENTE REDUZ O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA?

Ejacular com frequĂȘncia reduz o risco de cĂąncer de próstata. De acordo com um estudo publicado na revista científica European Urology, homens que ejaculam pelo menos 21 vezes por mĂȘs tĂȘm um risco 20% menor de desenvolver este tipo de tumor.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, acompanhou cerca de 32 mil homens ao longo de 18 anos. Durante este período, 3.839 participantes foram diagnosticados com cĂąncer de próstata, dos quais 384 foram fatais.

Em um questionĂĄrio preenchido no início do estudo, os participantes relataram a sua frequĂȘncia média de ejaculação por mĂȘs em trĂȘs períodos de suas vidas: entre 20 e 29 anos, de 40 a 49 anos e no ano anterior ao início do estudo.

Os resultados mostraram que, em geral, os homens que ejaculavam pelo menos 21 vezes por mĂȘs tinham um risco 20% menor de desenvolver cĂąncer de próstata, em comparação com aqueles que tinham entre quatro e sete ejaculações mensais. Embora uma maior frequĂȘncia de ejaculação tenha sido associada a um risco menor, os homens que reportaram um número menor de ejaculações por mĂȘs – de 8 a 12 – conseguiram reduzir o risco em 10%.

Esse grande estudo prospectivo fornece uma evidĂȘncia forte do papel benéfico da ejaculação na prevenção do cĂąncer de próstata. Não devemos enfatizar o número exato de ejaculações, mas o fato que uma atividade sexual segura é benéfica para a saúde da próstata.

Fonte: Veja Saúde

Dr. George Lins de Albuquerque

Médico Urologista