Robinho: advogado da vítima nega racismo da Justiça italiana e mostra confiança no STJ

Robinho: advogado da vítima nega racismo da Justiça italiana e mostra confiança no STJ

Condenado na Itália, em última instância, a nove anos de prisão por estupro coletivo, Robinho pode ter que cumprir a pena no Brasil. O Superior Tribunal de Justiça vai julgar, nesta quarta-feira (20), o pedido da Justiça italiana de homologação da pena do ex-jogador.

Jacopo Gnocchi, advogado da vítima, falou com a CNN e disse estar confiante na decisão do STJ.

"Eu e minha cliente estamos absolutamente confiantes que a justiça brasileira irá acatar a condenação definitiva que foi feita pela justiça italiana. Eu sempre disse que tenho o Brasil como um grande país. Um paraíso. Mas não um paraíso da impunidade. Nao há razão para que essa condenação não aconteça no Brasil", afirmou.


Robinho acusa justiça italiana de racismo

Em entrevista à TV Record no último domingo (17), Robinho alegou ter sofrido racismo por parte da justiça italiana: "Os que não fazem nada com esse tipo de ato (racismo) são os mesmos que me condenaram. Com certeza, se meu julgamento fosse para um italiano branco, seria diferente. Sem dúvidas, com a quantidade de provas que eu tenho, não seria condenado."

O advogado disse não concordar com as recentes declarações do ex-jogador.


"Eu não concordo com essa afirmação. Ele foi condenado pelos motivos que estão na sentença. Ele foi condenado pelas provas que estão ao longo do processo. Escutas de áudio que existem, entre outras provas, que bem descrevem a violência que foi feita e que está registrada no julgamento", explicou Gnocchi.

Além disso, Jacopo Gnocchi destacou que a vítima, uma jovem de origem albanesa que optou por não aparecer publicamente, quer apenas que a justiça seja feita. Para ela, isso seria primordial para "fechar a ferida".

"Está refazendo a sua vida. Seu trabalho. Terminou o seu ciclo de estudo. Mas com essa história ainda seguindo, continuando, é certo que o psicológico dela não fica bem. Afinal de contas, sempre será uma ferida que seguirá aberta e provavelmente não se fechará nunca", afirmou.

"Nunca instrumentalizou absolutamente nada. Nunca fez questão disso. Sempre participou de todo o processo. Se apresentou em todas as audiências. Nunca falou, e isso é verdade, com qualquer jornalista. Nunca deu entrevista. Para a vítima nunca foi um processo midiático. Para ela, é um processo que precisa ser concluído", finalizou o advogado.

Data e horário do julgamento

A sessão que vai julgar o pedido de homologação da pena de Robinho está marcada para esta quarta-feira (20), às 14h, e terá transmissão ao vivo do canal oficial do STJ no YouTube. O relator do pedido de homologação é o ministro Francisco Falcão.