DIFICULDADE PARA URINAR PODE SER SINAL DE AUMENTO DA PRÓSTATA

DIFICULDADE PARA URINAR PODE SER SINAL DE AUMENTO DA PRÓSTATA

O inchaço da próstata é uma das grandes preocupações de muitos homens, mas nem sempre o aumento da glândula está ligado ao câncer. A grande maioria dos homens vai apresentar o aumento da próstata ou hiperplasia benigna (nome científico), pois a doença está ligada ao envelhecimento, mas esse aumento não tem ligação nenhuma com o câncer de próstata.

A hiperplasia benigna é o aumento volumétrico da próstata provocado por alterações na glândula, que faz parte do envelhecimento do homem, mas não está ligada ao câncer. Geralmente, o principal incômodo causado pela hiperplasia é dificuldade para urinar, porém, apenas 40% terão os sintomas. Os outros 60% que não têm sintoma não precisam de tratamento, pois o inchaço não é problema, já que, na maioria dos homens, não há sintoma algum.

A dificuldade para urinar ocorre porque a próstata fica próximo à uretra e a estrangula, diminuindo o caminho pelo qual a urina passa.Portanto, os homens que apresentam essa dificuldade precisam fazer mais força para urinar, sentem que não conseguem esvaziar totalmente a bexiga, e às vezes precisam acordar à noite para ir ao banheiro. Outro sintoma típico de quem sofre de hiperplasia é o jato de urina mais fraco. Só é recomendado o tratamento para pessoas que realmente sentem o incômodo na hora de urinar ou que precisam ir ao banheiro mais vezes ao dia, porque isso pode causar irritação.

Para quem precisa ser tratado, há dois remédios disponíveis. Um deles é utilizado para "abrir" a uretra, canal por onde passa a urina, e o outro para diminuir a próstata. Se o remédio não fizer efeito, a opção é a cirurgia, disponível na rede pública de saúde, que é a raspagem ou o corte da próstata, dependendo do tamanho da glândula. Só retiramos totalmente a próstata em caso de câncer, o que não acontece nos pacientes com hiperplasia.

O diagnóstico da hiperplasia é feito pelo exame de toque e o PSA, exame de sangue que avalia doenças prostáticas. Além disso, é possível também fazer o ultrassom ou, em caso de o médico ainda ter alguma dúvida, é feito a biópsia, que elimina qualquer receio sobre a existência de um câncer.

Fonte: Minha Vida Saúde

Dr. George Lins de Albuquerque

Médico Urologista