Estelionatário que usava foto de bebê pra conseguir dinheiro já fez outras 20 vítimas em Manaus

Estelionatário que usava foto de bebê pra conseguir dinheiro já fez outras 20 vítimas em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 5° Distrito Integrado de Polícia (DIP), em ação conjunta com policiais militares da 5ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (20), por volta das 11h, Breno Lira Lima, de 27 anos. Ele é apontado como autor do crime de estelionato praticado pelas redes sociais, meio pelo qual ele oferecia produtos e serviços sem a devida procedência. A prisão ocorreu no bairro Lagoa Azul, zona norte de Manaus.

Segundo o delegado Adriano Félix, que está respondendo interinamente pelo 5º DIP, o indivíduo se apresentou a uma de suas vítimas como Rafael Beethoven, e ofereceu a ela o aluguel de uma ambulância no valor de R$ 1 mil. Na ocasião, essa vítima fez o depósito na conta do indivíduo, porém, ao receber o valor da transferência, ele não forneceu a ambulância, bloqueou suas chamadas, e o parente da vítima veio a óbito.

Ainda segundo o delegado, após denúncias sobre o caso, a equipe entrou em diligência e descobriu o endereço da mãe de Breno, ocasião em que, a partir das 18h, foi realizada uma campana no local para monitorar a presença do indivíduo.

"Ao amanhecer nos dirigimos à casa de Breno, onde fomos atendidos pelo seu genitor, e o mesmo disse que o filho estava dormindo. Informamos ao homem sobre a denúncia, momento em que chamou Breno, e ao constatarmos que se tratava da pessoa que havia aplicado o golpe, demos voz de prisão a ele, e o conduzimos para o DIP", detalhou a autoridade.

De acordo com Félix, ao chegar no 5° DIP, foram descobertos outros golpes de estelionato aplicados pelo infrator na cidade de Manaus. Mais de 20 vítimas denunciaram o mesmo por vários tipos de golpes.

"Dentre os crimes denunciados, o uso da imagem de crianças doentes para pedir dinheiro e a venda de cilindros de oxigênio com o mesmo modus operandi, que era receber o dinheiro por meio de transferência pelo pix e depois não fornecer o produto e bloquear os compradores, crimes que serão apurados posteriormente", relatou o delegado.

A supervisora de área da 5ª Cicom, oficial tenente PM Thiemmy Brito, alerta a população sobre esses tipos de crimes e sobre a necessidade de se verificar a veracidade de informações e as pessoas envolvidas em campanhas na internet antes de fazer doações. "Sabemos que neste momento por que estamos passando todos querem ajudar, mas é preciso ter cautela. Caso tenha dúvidas, procure mais informações sobre os fatos", assinalou.

Procedimentos

Breno foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato, e após os procedimentos cabíveis na unidade policial, ele foi encaminhado para Centro de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça