Em Manaus, pesquisa aponta Amazonino Mendes e David Almeida no segundo turno.

O candidato do Podemos também lidera como primeira e segunda opções do eleitor. Amazonino também é o nome mais rejeitado como primeira opção

Em Manaus, pesquisa aponta Amazonino Mendes e David Almeida no segundo turno.

O empresário Durango Duarte divulgou na manhã desta terça (29) a segunda pesquisa eleitoral a prefeito de Manaus. Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) lideram a disputa entre os 11 candidatos, tanto na pergunta espontânea quanto na estimulada.

Além disso, o estudo mostra que todos os candidatos evoluíram na preferência do eleitor da primeira (1º de setembro) para esta pesquisa. Uns mais, como Amazonino (5%) e David (3%), outros menos, como os demais, com 1%, à exceção de Romero Reis (Novo), que caiu (de 0,8 a 0,6%).

Conforme os dados colhidos de 2 mil eleitores, de 21 a 27 deste mês, o nome de Amazonino é citado espontaneamente por 13%, o maior índice. Em seguida vem David, com 7,7%. Confira os dados completos:

Quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, a chamada pesquisa estimulada, Amazonino também ficou à frente, com 32,7%. O segundo colocado é David, com 18,5%. O petista José Ricardo vem em seguida, com 9%, superando Alberto Neto (Republicanos), com 6%, Alfredo Nascimento (PL), 5,5%, e Ricardo Nicolau (PSD), com 3,6%.

Primeira e segunda opções

A pesquisa levantou também quem o eleitor escolheria se resolvesse não votar no primeiro nome de sua preferência. De acordo com os números, Amazonino também lidera as duas situações. Como primeira opção, ficou com 32,7%, e na segunda, 12%.

Dessa maneira, coube a David Almeida o segundo lugar (18,5 e 12%). Portanto, empata com Amazonino como segunda preferência para se tornar prefeito de Manaus.

Os demais preferidos como segunda opção figuraram Alfredo (11%) e José Ricardo (9%). Depois, muito próximos, Chico Preto, Alberto Neto e Nicolau. Veja abaixo: