No Brasil, Malala diz que "escola deve ser espaço seguro para todos"

Em visita ao Brasil, a ativista e escritora Malala Yousafzai defendeu a importância do acesso universal à educação e frisou, em meio às cenas de violência em instituições de ensino registradas em território brasileiro, que a escola “não deve ser um local de medo”.

No Brasil, Malala diz que

A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz foi vítima de um ataque do regime extremista Talibã em 2012, quando ainda tinha 15 anos e estava a caminho da escola, na região paquistanesa do Vale do Swat. Desde então, se tornou uma porta-voz dos direitos das mulheres e do acesso à educação.

“A escola não deveria ser um espaço de medo. As pessoas deveriam se sentir protegidas quando vão para a escola e voltam para suas casas”, declarou, em entrevista ao Fantástico.

"Estou profundamente preocupada com as mulheres afegãs", diz Malala

Mais sobre o assunto

Questionada sobre os episódios de violência registrados nas escolas localizadas em comunidades do Rio de Janeiro, Malala cobrou participação de lideranças do país e ações globais em eventos voltados para a segurança de estudantes.

“Eu gostaria que todos os líderes se juntassem a mim para ouvir alunos e professores que estão levando essa questão importante. E eu espero que a gente não veja mais notícias como essas. A escola deveria ser um espaço seguro para todos”, prosseguiu.

Educação inclusiva

Malala participa do evento de abertura do Salão no Livro, no Maracanãnzinho, e deve falar para 8 mil pessoas: professores, estudantes, ativistas, produtores culturais e integrantes de projetos para educação voltados para meninas e mulheres.

“Toda mulher tem uma história, é singular e tem algo para compartilhar ao mundo. A minha história não é única, poderia ser a história de qualquer menina do Vale do Swat, no Paquistão”. Ela chamou a atenção, no entanto, aos baixos índices de qualidade de educação no caso de minorias brasileiras, como aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

“Que tenhamos investimento pleno e que seja uma educação inclusiva para todas as pessoas, e que nenhuma menina seja deixada para trás, de onde vier. A mudança é possível e somos nós que podemos fazer com que ela aconteça”, reforçou.

The post No Brasil, Malala diz que "escola deve ser espaço seguro para todos" first appeared on Metrópoles.