Lula deve apoiar Marina em queda de braço sobre exploração de petróleo

Há uma disputa aberta dentro do governo Lula, entre ambientalistas e desenvolvimentistas.

Lula deve apoiar Marina em queda de braço sobre exploração de petróleo

Esse tipo de competição já aconteceu no segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2007 e 2010. Daquela vez, Marina perdeu a luta para a então ministra Dilma Roussef, que tocava o PAC e queria construir grandes hidrelétricas na Amazônia (e conseguiu). Marina acabou se demitindo e só se reconciliou de vez com o petista no ano passado, ao apoiá-lo na eleição e aceitar voltar ao Ministério do Meio Ambiente no novo governo.

Desta vez, apostam auxiliares do presidente, Marina está mais forte e deve levar a melhor no embate, ainda que o custo político para o governo seja alto. Afinal, o tema resvala em uma já cambaleante base de apoio de Lula no Congresso.

Fiador do apoio (que não é unânime) do União Brasil ao governo, o senador Davi Alcolumbre (AP) está entre os que estão indignados com a decisão do Ibama da última quarta (17/5), que vetou estudos para a exploração de petróleo na foz do Amazonas, assim como o também senador Randolfe Rodrigues (AP), que deixou o partido de Marina, a Rede Sustentabilidade, em meio a essa briga.

Mais sobre o assunto

“A decisão do Ibama em negar a licença para que a Petrobras realize a pesquisa exploratória na margem equatorial do Amapá é um desrespeito ao povo amapaense”, reclamou Alcolumbre, nas redes sociais. “Vamos lutar unidos, amparados por critérios técnicos, legais, razoáveis e proporcionais, em conjunto com o governo federal, bancadas federal e estadual, governo do estado, entidades e sociedade civil para reverter essa decisão equivocada e injusta”, completou ele, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, uma das mais importantes para a agenda de votações.

Esse “em conjunto com o governo federal”, no entanto, é mais pressão do que realidade. Fontes do entorno de Lula avaliam que o presidente não pode deixar Marina descoberta dessa vez, pois precisa manter a coerência do discurso que tem repetido principalmente no exterior, de que o seu governo tem compromisso total tanto com a preservação da Amazônia quanto com a transição energética para uma matriz renovável.

E ampliar a fronteira da exploração petrolífera justamente para a região amazônica atropelando os órgãos ambientais seria um sinal totalmente contraditório com esse compromisso, com potencial até mesmo de forçar uma nova demissão de Marina, que seria desastrosa para a imagem do governo.

Em viagem ao Japão para o encontro do G7, Lula acompanha de longe a disputa, mas ela está dentro do Palácio do Planalto. Na sexta (19/5), o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) recebeu para audiências tanto Alexandre Silveira quanto Marina Silva. Nenhum deles falou na saída da reunião.

Mas o vice-presidente postou uma imagem da reunião com a colega ambientalista, com comentários: “Ao lado de nossas equipes, reuni-me com a ministra Marina Silva para debater propostas de aprimoramento em nossas políticas ambientais, com foco em 3 eixos: resíduos sólidos, serviços florestais, e bioeconomia”, escreveu. “Sob a liderança do presidente Lula, o Brasil já começou não apenas a melhorar seus indicadores de desmatamento como a reconstruir suas credenciais como potência ambiental no mundo”, acrescentou.

A citação é até um sinal de prestígio de Marina.

Apesar das pressões contrárias, a impressão no núcleo duro do governo é de que que Lula não vai pressionar Marina e o Ibama a reverem o veto – pelo menos neste momento.

Reunião Marina Silva e John Kerry Marina-Silva-John-Kerry (4)

Marina Silva e John Kerry Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles foto-lula-e-jean-paul-prates-pt

Lula e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras Ricardo Stuckert/PT

Publicidade do parceiro Metrópoles 1 ministra do Meio Ambiente e Mudanc?a do Clima Marina Silva faz um coração com as mãos durante a posse - Metrópoles Posse da ministra do Meio Ambiente e Mudanc?a do Clima Marina Silva governo lula 5

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva Igo Estrela/Metrópoles

Lula chega em Hiroshima Lula chega em Hiroshima

Despesas do governo Lula com viagens são menores que as de Bolsonaro no mesmo período de 2022 Reprodução

Publicidade do parceiro Metrópoles 2 presidente Lula e primeiro-ministro dos Paises Baixos, Mark Rutte no Sala?o Leste do Palacio do Planalto 6 presidente Lula e primeiro-ministro dos Paises Baixos, Mark Rutte no Sala?o Leste do Palacio do Planalto 6

Lula e líder holandês em reunião bilateral em Brasília Vinícius Schmidt/Metrópoles

Foto colorida do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira - Metrópoles ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

0

Quem não está diretamente envolvido só observa

Os dois lados nesse embate entre ambientalistas e desenvolvimentistas têm aliados, mas membros do governo e os parlamentares da base estão preferindo não se expor publicamente, sabendo que estão pisando em um campo minado. Para além dos diretamente envolvidos, como Randolfe e Alcolumbre, são poucos os políticos da base que estão se manifestando.

Uma exceção foi o deputado federal Nilto Tato (PT-SP), que tem na defesa do meio ambiente sua principal bandeira e, comentando uma postagem no Twitter, escreveu: “Há quem siga as análises técnicas e científicas e há aqueles que querem argumentar sem nenhum embasamento. Não é, afinal, uma escolha difícil”.

Veja:

Marina não ganha todas

O freio do Ibama, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, aos planos da poderosa Petrobras não significa, no entanto, que Marina Silva esteja conseguindo tudo o que quer. Ela pode estar ganhando essa, mas vê dormindo na gaveta um de seus principais projetos: a criação de uma Autoridade Climática no governo, que atuaria de forma transversal, dando opiniões em ações de todos os ministérios.

No site do governo há um texto de 5 de janeiro no qual Marina, ao tomar posse, promete: “Até março deste ano será formalizada a criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente”.

Maio já está terminando, porém, e não há previsão para que Lula tire do papel esse plano. O que dizem no governo é que há dificuldades orçamentárias e políticas, afinal o Planalto não conseguiu aprovar no Congresso sequer a reorganização da Esplanada, com criação de ministérios e órgãos que já estão funcionando, mas não estão garantidos juridicamente.

Defensores do petróleo apostam na paciência

Os setores do governo que defendem a exploração petrolífera na costa amazônica reconhecem que estão em desvantagem no momento, mas acham que esse jogo será longo e que há chances de uma virada futura que leve em conta fatores como a segurança energética do Brasil.

Ao despachar a negativa do Ibama para o pedido de licença da Petrobras, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, escreveu que “foram oferecidas todas as oportunidades à empresa para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”.

Para o Ministério de Minas e Energia, portanto, há espaço para que essas “inconsistências preocupantes” sejam sanadas no recurso que Alexandre Silveira já pediu que a empresa apresente.

A confiança é tal que Silveira pediu ainda que a empresa não desmobilize a estrutura que já montou na região onde quer perfurar e que tem um custo alto, de mais de R$ 1 milhão por dia.

Se tudo der errado, porém, a empresa pode perder o que já investiu e ainda ter de pagar uma multa para a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Petrobras tem um compromisso assinado com a agência com o compromisso de perfurar poços naquela região, cujo potencial ainda é desconhecido, mas que os técnicos mais otimistas consideram que pode ser um “novo pré-sal”, porque a Guiana já encontrou e está explorando grande quantidade de petróleo ali perto.

The post Lula deve apoiar Marina em queda de braço sobre exploração de petróleo first appeared on Metrópoles.