General Corrêa Filho é nomeado como número 2 do GSI

O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) assinou, na manhã desta segunda-feira (22/5), a nomeação de Ivan de Sousa Corrêa Filho para a secretaria-executiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI).

General Corrêa Filho é nomeado como número 2 do GSI

Corrêa Filho será o número dois do general Marcos Antonio Amaro dos Santos, que assumiu a pasta após o pedido de demissão do general Gonçalves Dias, em 19 de abril.

O militar foi obrigado a deixar o governo depois que imagens do circuito interno da Presidência da República mostrarem sua atuação e a de servidores do GSI durante a invasão golpista de 8 de janeiro.

General de Divisão Combatente do Exército Brasileiro, Corrêa Filho estava à frente do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. Também foi coordenador de Segurança Presidencial no período de 2006 a 2008.

No lugar de Corrêa na Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, assume Ricardo Augusto do Amaral Peixoto, general de brigada.

Mais sobre o assunto

Relembre trocas no GSI

General Amaro era palpite certo desde que Gonçalves Dias pediu demissão do cargo, em 19 de abril. Dias deixou o governo após imagens do circuito interno da Presidência da República mostrarem sua atuação e a de servidores do GSI durante a invasão golpista de 8 de janeiro.

Interinamente, Ricardo Cappelli assumiu o órgão – o retorno dele como secretário-executivo do Ministério da Justiça saiu no DOU da quinta-feira passada. Nas redes, o ex-interventor do Distrito Federal se despediu do cargo e se disse "sempre pronto para servir ao Brasil".

Enquanto esteve no cargo, Cappelli chefiou uma "desbolsonarização" na pasta, com a exoneração de 29 servidores do GSI, incluindo três dos quatro secretários nacionais que atuavam no órgão. Outros 58 funcionários também foram demitidos.

The post General Corrêa Filho é nomeado como número 2 do GSI first appeared on Metrópoles.