STF decide hoje se libera missas e cultos presenciais no Brasil

STF decide hoje se libera missas e cultos presenciais no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), se reúnem hoje (7), para julgar se celebrações religiosas presenciais devem ou não ser liberadas no país em meio ao cenário mais catastrófico da história da pandemia.

O assunto está em pauta desde o último fim de semana, quando o ministro Nunes Marques autorizou uma liminar proibindo as cerimônias religiosas em todos os estados.

A decisão provocou um rebuliço nacional e debates sobre o livre exercício dos cultos religiosos garantidos pela Constituição Federal. Devido à polêmica, os magistrados devem decidir hoje se governadores e prefeitos têm autonomia para decidir sobre essa medida de restrição em cada estado e cidade.

Vale lembrar que em todo o Brasil, reuniões e celebrações que possam provocar aglomerações estão proibidas, mas até o momento, as igrejas e templos eram exceção à regra desde que obedecessem às medidas de distanciamento e uso de álcool em gel, entre outras.

Nessa terça-feira (6), o país atingiu a marca de 4 mil mortes por covid em 24h e desde que a pandemia começou 337.364 pessoas perderam as vidas pela doença.