Covid: variante surgida em Manaus está em análise na Universidade de Oxford

Covid: variante surgida em Manaus está em análise na Universidade de Oxford
Manaus/AM - Amostras da nova cepa de coronavírus surgida em Manaus foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Universidade de Oxford, na Inglaterra, para análise do potencial de contaminação e letalidade, informou o ministro Eduardo Pazuello nesta terça-feira (26).

"É uma cepa diferente. Mandamos todo o material coletado para a Inglaterra para saber o grau de contaminação e a agressividade", disse.

O ministro sugeriu que a circulação da variante está associada ao salto de contaminações verificadas em Manaus desde o início de janeiro. "O número de contaminados triplicou".

Durante a reinauguração do hospital de campanha Nilton Lins, Pazuello afirmou que o abastecimento de oxigênio no estado está "equalizado". Ao lado do governador Wilson Lima e de representantes de órgãos de saúde, o ministro avaliou que os problemas registrados na rede hospitalar nas últimas semanas, como falta de leitos e de oxigênio, devem-se a gargalos existentes na região e a deficiências na atenção básica em saúde.