Ministério Público volta a denunciar o médium João de Deus por crimes sexuais

Ministério Público volta a denunciar o médium João de Deus por crimes sexuais

O médium João de Deus (Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Condenado por abusar sexualmentedemulheres durante atendimentos espirituais,JoãodeDeus acumula 63 anos e quatrodemesesdeprisão por trêsdenúncias diferentes: estupros contra cinco mulheres (40 anos em regime fechado), violação sexual mediante fraudecontra duas mulheres e estuprodevulnerável contra outras duas (19 anos e quatro meses em regime fechado) e porte ilegaldearmas (quatro anos em regime aberto). O médium nega as acusaçõesdeabuso sexual.

Ele ficou preso entredezembrode2018 e marçode2020 no Complexo PrisionaldeAparecidadeGoiânia, na região metropolitana da capital. Masdeixou o presídio para cumprir pena em regime domiciliar por pertencer ao grupoderisco em casodecontágio pela covid-19 no presídio.Desdeentão, é obrigado a usar tornozeleira eletrônica e está proibidodemanter contato com testemunhas e vítimas.

No último dia 23deoutubro, o médium precisou ser internado em um hospitaldeAnápolis após apresentar problemas cardíacos. No mesmo dia, ele foi transferido ao Hospital Sírio Libanês em Brasília, ondeficou em estado grave na UTI. No iníciodenovembro,JoãodeDeus chegou a passar por uma cirurgia, mas já recebeu alta médica e vem fazendo acompanhamento na capital federal.

Com a palavra, o advogado Anderson Van Gualberto, defensor de João de Deus:

"Acerca da novadenúncia apresentada na datadeontem, 15/12/2020, contraJoãoTeixeiradeFaria, na verdadetrata-sedemais um pernicioso capítulo da estratégia do Ministério Público do EstadodeGoiás que vem fazendo do processo judicial um verdadeiro espetáculo público, e estrategicamente, apresenta novadenúncia exatamente na data em que completou dois anos da prisão do médium e se utilizadeste expediente para reacender e inflacionar o sentimentodeódio contraJoãodeDeus. O médium sustenta a sua inocência e no curso do processo a comprovará. Atualmente, às vésperasdecompletar 80 anos (faltam 6 meses), está sob as condições da prisão domiciliar e vem se recuperandodecirurgia cardíaca realizada em 04/11/2020 no Hospital Sírio Libanês em Brasília, ondepermanece com o tratamento."