Dois PMs são presos acusados de executar dois jovens negros no Rio

Dois PMs são presos acusados de executar dois jovens negros no Rio

A ação dos policiais foi flagrada por câmeras de segurança no bairro. Os dois PMs foram presos preventivamente acusados de matar os garotos. A prisão foi efetuada pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, depois que os suspeitos foram apresentados pela Corregedoria.

Edson estava no segundo ano do ensino médio e sonhava fazer faculdade

Durante audiência de custódia, o juiz Rafael de Almeida Rezende converteu o flagrante em prisão preventiva, ressaltando que, apesar de as imagens mostrarem os jovens sendo algemados, "tal ocorrência não foi registrada em nenhuma delegacia, tampouco encaminhada a outro órgão, tendo os policiais deixado o plantão respectivo sem nada relatar a seus superiores". As informações são do jornal Extra.

Mais sobre o assunto

Os policiais negam ter disparado contra as vítimas, mas a perícia encontrou sangue no solo do local do crime, bem como nos tapetes da viatura.

"Há fortes indícios de que os custodiados, com o objetivo de encobrir uma abordagem policial mal-sucedida, deram cabo da vida das vítimas de forma a ocultar suas condutas pretéritas, restando evidente que a prisão cautelar é necessária para a garantia da ordem pública."

Edson Arguinez Júnior estava no segundo ano do ensino médio e sonhava com um diploma de ensino superior em contabilidade, segundo familiares relataram ao Extra. Jordan Luiz Natividade pretendia se alistar em breve, ao completar 18 anos, e realizar o sonho da avó ao seguir a carreira militar.

Os corpos dos dois foram encontrados em um Pesque e Pague no bairro do Babi, em Belford Roxo.

Buscas

Após o dia amanhecer, e os jovens não tinham chegado em casa, a família, ao ser informada sobre uma abordagem policial, se dirigiu ao local, onde encontrou apenas o casaco de Edson. A existência de câmeras de segurança foi notada e a família conseguiu as imagens.

Familiares dos jovens percorreram delegacias com as imagens, em busca de informações. Mas, na tarde de sábado (12/12), receberam a notícia sobre os corpos encontrados. Jordan levou pelo menos três tiros, segundo o tio, que reconheceu o corpo.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou ao Extra, assim que o comando da corporação tomou conhecimento dos fatos, "todas as medidas pertinentes foram adotadas de imediato". Os dois policiais citados na ação foram identificados e ouvidos pela 3ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

"As armas dos militares, tanto as da corporação quanto as particulares, foram recolhidas e apresentadas à Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Os dois policiais estão presos preventivamente na Unidade Prisional da PMERJ", diz, em nota.

Racismo

No Brasil, 6.357 pessoas morreram vítimas de violência policial no ano passado. Dessas, oito a cada 10 (79,1%) são negras. Além disso, 99,2% são homens e 74,3%, jovens de até 29 anos.

Os dados foram publicados, na noite desse domingo (18/10), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e fazem parte do 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.