Em votação 'relâmpago', Roberto Cidade é eleito presidente da ALE-AM

Após manobra, Roberto Cidade deixou a base do Governo, aliou-se à oposição e conquistou 16 votos; Josué Neto, atual presidente, será vice-presidente

Em votação 'relâmpago', Roberto Cidade é eleito presidente da ALE-AM

Por 16 votos a 8, o deputado Roberto Cidade (PV) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A eleição foi realizada de maneira relâmpago, horas após os deputados mudarem a Constituição do Estado do Amazonas para permitir a votação duas semanas antes do previsto.

O candidato derrotado foi Belarmino Lins (PP), que teve oito votos. Ele criticou a manobra dos parlamentares, mas usou discurso conciliador para tentar reverter o cenário. Alessandra Campêlo, por sua vez, apontou diversos atropelos ao regimento interno da Assembleia Legislativa e prometeu ir à Justiça para anular a votação.

Deputado de primeiro mandato, Roberto Cidade é sobrinho do ex-deputado Orlando Cidade e foi o segundo mais votado das eleições de 2018, com 33.239 votos. Antes de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, Roberto Cidade foi vereador. Ele ficou como primeiro suplente nas eleições de 2016 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal em 2018.

Empresário, ele declarou ter ensino superior incompleto em 2018 e tinha um patrimônio de R$ 4,8 milhões. Atualmente, Cidade preside a Comissão de Transportes da Casa e é 3º vice-presidente.