Mais de 73% dos deputados e senadores fracassaram nas eleições

Mais de 73% dos deputados e senadores fracassaram nas eleições

Dos 68 deputados e senadores que disputaram as eleições municipais deste domingo,15, 50 foram derrotados e 18 seguiram para o segundo turno ou já estão eleitos, o que equivale a uma taxa de fracasso de 73,5% e de sucesso de 26,5%

Apenas 12 deputados federais foram escolhidos pelos eleitores para disputar prefeituras no segundo turno em 11 cidades, sendo cinco capitais. O deputado Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) foi eleito prefeito de Porto Real (RJ) já no primeiro turno.

Também há dois deputados que conquistaram cadeiras de vice-prefeito já no primeiro turno: Paulo Marinho Júnior (PL), em Caxias (MA), e Juninho do Pneu (DEM), em Nova Iguaçu (RJ). O deputado Deuzinho Filho (Republicanos) ainda vai disputar a vice-prefeitura de Caucaia (CE) no segundo turno. Luiza Erundina (Psol) também segue na disputa para vice-prefeita de São Paulo.

Nestas eleições, 66 deputados concorreram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 43 cidades, sendo que 40 deles disputavam vagas em capitais. O número é inferior à eleição de 2016, quando 80 deputados se lançaram candidatos em 57 cidades.