Alcolumbre decreta luto de 4 dias por marca de 100 mil mortos por Covid-19

Alcolumbre decreta luto de 4 dias por marca de 100 mil mortos por Covid-19

O anúncio foi feito no início desta tarde, em uma rede social. "Hoje é um dos dias mais tristes da nossa história recente. O Brasil registra 100 mil vidas perdidas para a Covid-19", escreveu o senador amapaense.

"O Congresso Nacional decreta luto oficial de 4 dias em solidariedade a todos os brasileiros afetados pela pandemia e às vítimas desta tragédia", prosseguiu Alcolumbre, que também exerce Guilherme WaltenbergGuilherme Waltenberga presidência do Poder Legislativo.

O Ministério da Saúde contou até a noite dessa sexta-feira (7/8) 99.572 óbitos por Covid-19. A marca de 100 mil mortos foi ultrapassada neste sábado segundo dados das secretarias estaduais levantados pelo consórcio de veículos de imprensa.

Há quase três meses – no dia 9 de maio, também em um sábado – Alcolumbre decretou luto pelas 10 mil mortes por Covid-19 registradas na ocasião. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli acompanhou a medida e também decretou luto no Judiciário.

Mais sobre o assunto

Naquele mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apareceu em um jet ski, cumprimentando um grupo que fazia churrasco em uma lancha, conforme vídeo revelado pela coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

Até as 14h20 deste sábado, Bolsonaro não se pronunciou sobre as mais de 100 mil mortes por Covid-19. Uma das últimas declarações dele foi: "A gente lamenta todas as mortes. Vamos tocar a vida. Tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema".

Ao contrário do mandatário da República, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro disse, neste sábado, que "não podemos nos conformar, nem apenas dizer "E, daí?". São mais de 100 mil mortos; 100 mil famílias que perderam entes para a Covid. Que a ciência nos aponte caminhos e que a fé nos dê esperança".

Sessão Deliberativa remota do Senado - Davi Alcolumbresessão-deliberativa-senado-davi-alcolumbre-11

Sessão Deliberativa remota do Senado Federal para votar o auxílio financeiro aos estados | Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Sessão Deliberativa remota do Senado - Davi Alcolumbresessão-deliberativa-senado-davi-alcolumbre8

Sessão deliberativa remota do Senado Federal para votar o auxílio financeiro aos estados | Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Alcolumbre, Maia e Paulo Guedes

Quando era deputado federal, Alcolumbre acabou caindo em uma gravação de áudio comprometedoraRaimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles

Davi alcolumbre senado federal

Davi Alcolumbre é presidente do SenadoDaniel Ferreira/Metrópoles

Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) concede entrevista.

Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) concede entrevistaJosé Cruz/Agência Brasil

Alcolumbre durante entrevista - Brasília(DF), 7/12/2019

Um desembargador ligado a Alcolumbre tinha uma amante que mensalmente recebia um valor do então deputadoDaniel Ferreira/Metrópoles

0