Vigilantes escolares de Anápolis participam de formação humanizada

Goiânia – Mais de 200 vigilantes que atuam nas unidades de ensino da rede municipal de educação de Anápolis, município a 55 km da capital goiana, participaram, no último fim de semana, de formação com o tema Comunicação Assertiva através da Inteligência Emocional.

Vigilantes escolares de Anápolis participam de formação humanizada

O curso, que terá continuidade neste sábado (27/5), é ofertado pela gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Senac Anápolis.

As relações interpessoais e a compreensão da escola como ambiente educacional e formador de cidadãos, responsabilidade social dos vigilantes enquanto membros da comunidade educacional, segurança humanizada, comunicação assertiva e não violenta são alguns dos assuntos trabalhados.

Para atuarem nas unidades de ensino, os vigilantes comprovam formação técnica específica de seguranças, certificação em curso de formação e Carteira Nacional emitida por instituição devidamente habilitada e reconhecida. Eles fazem rondas periódicas, serviços de vistoria da portaria, verificação de condições de segurança, observam a movimentação de suspeitos nas imediações do posto e permitem o ingresso nas instalações somente de pessoas previamente autorizadas e identificadas.

Mais sobre o assunto

Para o secretário municipal de Educação, Alex Martins, a contratação destes profissionais foi mais um grande avanço para o setor. "Anápolis se destacou mais uma vez entre as cidades do Estado e foi uma das primeiras a contratar uma empresa de segurança para atuar nas unidades de ensino. Dessa forma, a Prefeitura continua cuidando não só da qualidade de ensino dos estudantes, como da segurança de toda a comunidade escolar", ressalta.

Luciana Carniello, professora da rede, gerente de Educação do Sesc e Senac e uma das palestrantes do evento, ressaltou a importância do investimento na formação desses servidores. "Cada vigilante que trabalha em uma unidade de ensino é parceiro da Educação. Todos eles já têm certificação em cursos para se tornarem seguranças, mas a partir do momento em que eles vêm para dentro de uma escola ou Cmei, é essencial que entendam seu papel como educador e como membro importante de uma comunidade escolar", destaca.

Sandra Araújo é gestora do Cmei Anita Malfatti e conta que a chegada dos vigilantes engrandeceu o trabalho já realizado na unidade. "Nossos colegas vieram para somar. Passamos por momentos difíceis e de incertezas, e eles foram um apoio muito grande. As famílias agora têm ainda mais segurança para deixar seus filhos no Cmei e nós, servidores, também trabalhamos com mais tranquilidade", diz.

"Estou muito feliz em participar desse curso, juntamente com todos os meus colegas, porque estamos tendo a oportunidade de aprender muito e entender a nossa importância dentro de um ambiente escolar na proteção das crianças e adolescentes", conta Cleonice Moreira, vigilante da Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

The post Vigilantes escolares de Anápolis participam de formação humanizada first appeared on Metrópoles.