Reforma tributária deixa governadores "inseguros", diz Renato Casagrande

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), comentou sobre o clima entre os governadores que debatem a reforma tributária nesta quarta-feira (24/5), em mais um encontro do Fórum Nacional dos Governadores, em Brasília.

Reforma tributária deixa governadores

“Quase todos manifestaram apoio à reforma tributária, mas com pedido, desejo de ver o texto, alguma coisa escrita efetivamente. Porque, por enquanto, estamos discutindo só princípios: princípio da simplificação do sistema tributário, do desenvolvimento regional, da cobrança [de impostos] no destino. Mas, efetivamente, não temos um texto. Todos estão inseguros. Estamos manifestando apoio, mas inseguros por ausência de texto”, declarou o governador para a imprensa.

O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), está presente no encontro de governadores, mas ainda não apresentou um texto com detalhes sobre a proposta de reforma.

Mais sobre o assunto

Legislativo e executivo

O encontro dos governadores acontece no dia seguinte à aprovação na Câmara dos Deputados do novo marco fiscal, que substitui o teto de gastos. Havia a previsão da participação de um pronunciamento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), mas ele cancelou de última hora.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), chegou mais de uma hora atrasado para fazer o pronunciamento de abertura. Como previsto, fez uma fala assim que chegou no auditório do Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

O evento foi aberto com falas do governador do Distrito Federal e coordenador do Fórum, Ibaneis Rocha (MDB), do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly.

Debate

Os temas a serem debatidos pelos governadores foram expostos a partir das 11 horas. A primeira pauta é uma fala sobre a reforma tributária, com uma fala inicial do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Já o presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), Eduardo Cunha da Costa, vai conduzir a pauta sobre o Estatuto Social do Fórum de Governadores.

Por fim, a discussão será sobre o piso dos profissionais de enfermagem, com exposição inicial da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

The post Reforma tributária deixa governadores "inseguros", diz Renato Casagrande first appeared on Metrópoles.