Museu do Ceará vai abrigar fóssil contrabandeado à Alemanha

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou, nessa terça-feira (16/5), o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN) como o local onde o fóssil do Ubirajara jubatus será abrigado.

Museu do Ceará vai abrigar fóssil contrabandeado à Alemanha

A indicação foi feita pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), Inácio Arruda. Segundo ele, o Museu do Cariri tem um esforço de cooperação grande". O MPPCN fica no munícipio de Santana do Cariri, interior do Ceará.

A expectativa é trazer o fóssil para o Brasil em breve, segundo a pasta. Ele sairá do Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha. Para o reitor da Universidade Regional do Cariri, Lima Júnior, este será um bom momento para a repatriação.

"Teremos a revalidação do Geoparque do Araripe, e a repatriação fortalece a missão de valor e preservação do nosso trabalho", disse.

Mais sobre o assunto

O ministro-conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, Christian Stertz, sugeriu a formalização do pedido para “iniciar a repatriação o quanto antes, no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha em ciência e tecnologia".

Museu da Alemanha deve devolver fóssil levado ilegalmente do Brasil

Em 2022, a pedido da, à época, ministra da Ciência, Theresia Bauer, o Museu de História Natural de Karlsruhe — onde o fóssil do dinossauro estava em exibição na Alemanha —, confirmou que o devolveria ao Brasil.

A questão da importação ilegal do fóssil entrou nos holofotes da comunidade científica, após ele ser apresentado em uma revista especializada em dezembro de 2020. Devido à falta de clareza a respeito da data em que a peça chegou ao país, investigações sobre a origem do dinossauro foram iniciadas.

Saiba mais sobre o dinossauro encontrado no interior do Ceará

O Ubirajara jubatus é o primeiro dinossauro não aviário com estruturas semelhantes a penas encontrado na América do Sul. Ele viveu há 110 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, interior do Ceará.

De acordo com o MCTI, o material pertence à região do Geoparque do Araripe — conhecida como centro paleontológico —, que compreende os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

O dinossauro é do tamanho de uma galinha e, além de ser revestido por penas, foi retirado de forma ilegal do Brasil para a Alemanha, nos anos 1990. O contrabando ocorreu após o fóssil ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no campo paleontológico do Araripe.

The post Museu do Ceará vai abrigar fóssil contrabandeado à Alemanha first appeared on Metrópoles.