Presidente eleito do Paraguai discute com Lula novo acordo para Itaipu

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (16/5) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Presidente eleito do Paraguai discute com Lula novo acordo para Itaipu

O Acordo de Itaipu faz 50 anos em 2023 e deve ser revisto, pois a obra já se pagou. Os dois países têm direito a 50% cada da energia produzida, mas o Brasil usa muito mais e compra esse excedente do Paraguai.

Peña quer que o Brasil concorde em rediscutir o valor pago por essa energia excedente, que é menor do que o pago pelo mercado aberto. Os paraguaios também gostariam de usar uma parcela maior da energia e também poder vender sua parte excedente livremente no mercado.

“Itaipu pode ser uma fonte de desenvolvimento para o Paraguai”, disse Peña em conversa com jornalistas após a reunião com Lula. “Nos primeiros 50 anos, Itaipu cumpriu seu objetivo de se construir e pagar. Agora o novo desafio deve ser o desenvolvimento, essa é a proposta do Paraguai. Que ela possa gerar oportunidades de emprego para paraguaios e brasileiros”, continuou, sem se aprofundar nas questões financeiras.

Mais sobre o assunto

“Eu disse ao presidente Lula que nossa conversa não pode estar baseada apenas em lucro e dinheiro, mas em um processo de integração que leve ao desenvolvimento nos dois países”, disse ainda Peña, que é de centro-direita, mas fez muitos elogios ao presidente do Brasil.

“O Paraguai tem memórias muito lindas das duas presidências de Lula, melhores anos da história da relação dos dois países e queremos retomar isso”, disse o paraguaio, que também se comprometeu a cumprir o compromisso de campanha de restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela.

“Sempre tivemos relação com o povo da Venezuela e isso [restabelecer contato diplomático e político] não nos impede de ter uma posição crítica em relação a direitos humanos ou realização de eleições”, disse Peña.

Nota do Brasil

O governo brasileiro comentou o encontro em nota oficial. O texto não se aprofunda no que foi discutido nem menciona compromissos feitos pelo presidente do Brasil.

“Durante o encontro, o presidente Lula reafirmou sua disposição em seguir desenvolvendo a parceria com o país vizinho, com vistas ao aprofundamento da relação bilateral e ao fortalecimento da integração entre os países da América do Sul. Reiterou, igualmente, ao presidente eleito seus votos de êxito no desempenho do mandato, que se iniciará em agosto próximo”, diz a nota.

“Na ocasião, repassaram alguns dos principais pontos da agenda bilateral, como a cooperação no âmbito da Itaipu Binacional, do Mercosul e a colaboração em projetos de infraestrutura comum e no combate a ilícitos internacionais”, diz ainda a nota.

The post Presidente eleito do Paraguai discute com Lula novo acordo para Itaipu first appeared on Metrópoles.