General apresenta documentos com ação de Torres e SSP-DF no ato de 8/1

General apresenta documentos com ação de Torres e SSP-DF no ato de 8/1

Esses documentos foram entregues para a Polícia Federal (PF) na semana passada, durante depoimento de Dutra no contexto dos inquéritos da Operação Lesa Pátria, e foram revelados em reportagem do Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (17/4).

Um dos documentos é de 29 de dezembro de 2022, antes de Torres assumir a SSP-DF. Trata-se de um ofício em que a Secretaria de Segurança chama o Exército para uma ação de enfrentamento ao comércio irregular na Avenida do Exército e a adjacência da Praça dos Cristais, local onde bolsonaristas estavam acampados defendendo um golpe de estado.

Esse ofício não fala sobre desmontar o acampamento. No entanto, em depoimentos anteriores, oficiais da Polícia Militar do DF e o próprio governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmaram que o Exército teria impedido o desmonte do acampamento dos radicais em 29 de dezembro.

Mais sobre o assunto

Entrada dos ônibus

O outro documento apresentado pelo general Dutra foi uma determinação da SSP-DF em 6 de janeiro, já na gestão de Torres, para que os ônibus com os manifestantes radicais bolsonaristas ficassem estacionados e concentrados no Setor Militar Urbano (SMU).

No entanto, isso ia contra uma estratégia do Exército, que havia bloqueado a Avenida do Exército para impedir a chegada dos ônibus no SMU, segundo o Estadão.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Governo do DF e aguarda uma posição.

The post General apresenta documentos com ação de Torres e SSP-DF no ato de 8/1 first appeared on Metrópoles.