PF e CGU investigam desvios de verbas em educação e saúde no Piauí

PF e CGU investigam desvios de verbas em educação e saúde no Piauí

O dinheiro desviado pertencia ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ao Fundo Municipal de Saúde (FMS). O esquema teria acontecido entre 2018 e 2020.

Mais sobre o assunto

A operação, nomeada de Sindicância, contou com cumprimento de dois mandados judiciais de busca e apreensão em São João do Piauí (PI). A investigação se deu a partir de um relatório da CGU.

A Controladoria identificou débitos na conta do Fundeb do município de Santa Rosa do Piauí (PI) para uma conta poupança particular, em 2019. Não havia justificativa para a transação.

Assim, a CGU instaurou sindicância administrativa pela Prefeitura de Santa Rosa, mas foram detectados outros repasses indevidos realizados do Fundeb e, também, do FMS, para a conta poupança do investigado.

agentes da PF e da CGU de casotas lado a ladoPF e CGU fazem operação contra desvios em verbas na educação do Piauí (1)

Agentes da CGU e PF cumprem mandados de busca e apreensãoDivulgação

homens com uniformes da PF e da CGU mexem em gavetasPF e CGU fazem operação contra desvios em verbas na educação do Piauí (2)

Inevstigação apura desvios na saúde e educaçãoDivulgação

0

O beneficiário dos débitos indevidos é uma pessoa sem vínculo empregatício formal ou contratual com o município. Ele recebeu, ao todo, R$ 702.185,44.

Além disso, foi detectada adulteração de documentos e inserção de informações falsas nas prestações de contas do município, enviadas ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), de forma a esconder que recursos das contas do Fundeb e do FMS foram transferidos indevidamente para conta pessoal.

A ação desta quinta visa identificar agentes públicos e pessoas interpostas que possam ter participado do esquema e se a prática criminosa se repetiu em outros municípios da região.

Os envolvidos devem responder por crimes contra a Administração Pública como peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações.

The post PF e CGU investigam desvios de verbas em educação e saúde no Piauí first appeared on Metrópoles.