O legado histórico de Amazonino Mendes, tetragovernador do Amazonas

Universidade do Estado, grandes hospitais, bumbódromo de Parintins, restauração do Teatro Amazonas, realizações que ele citava com satisfação

O legado histórico de Amazonino Mendes, tetragovernador do Amazonas

Quatro vezes governador do Amazonas, Amazonino Mendes deixou um legado de grandes obras por todo estado.

Da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ao Bumbódromo de Parintins, essas são algumas obras criadas durante as gestões do ex-governador, que morreu no domingo (12).

Ao longo dos anos em que esteve no poder, seja como prefeito ou governador, o político ficou conhecido pela inauguração de obras. Relembre alguns de seus projetos:

UEA

Em 2001, o então governador instituiu a UEA no fim do seu terceiro mandato à frente do poder executivo estadual. Desde então, a instituição chegou a todas as microrregiões do estado. Atualmente, a universidade possui 43 cursos de graduação e mais de 20 mil estudantes matriculados.


UEA presta homenagem ao seu criador, Amazonino Mendes

Hospitais João Lúcio e 28 de Agosto

Inaugurado em 1997 por Amazonino Mendes, o Hospital e Pronto-Socorro Dr João Lúcio Pereira Machado foi a primeira unidade hospitalar da Zona Leste de Manaus, e, até hoje, atende vítimas de traumas e pacientes clínicos na urgência e emergência. Atualmente, o hospital dispõe de 217 leitos cadastrados, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois leitos de reanimação.

Embora a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informe que o Hospital 28 de Agosto tenha sido inaugurado em 1986 pelo então governador Gilberto Mestrinho, registros históricos apontam que a unidade, na verdade, foi construída pela gestão do então prefeito Amazonino Mendes.

A instituição passou a ser gerida pelo governo estadual, e em 2010 ampliou circunstancialmente a sua capacidade, sendo atualmente o maior complexo hospitalar de urgência e emergência da região Norte, registrando mais de 15 mil internações por ano.

O nome "28 de Agosto" foi escolhido em homenagem a data de anistia de presos políticos brasileiros na época da Ditadura Militar, dentre eles, Gilberto Mestrinho, falecido em 2009.


Bumbódromo: maior legado de Amazonino Mendes em Parintins

Bumbódromo de Parintins

O Bumbódromo de Parintins, arena onde ocorre a disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, no Festival Folclórico de Parintins, foi construído durante o primeira gestão de Amazonino Mendes, em 1988.

A estrutura foi erguida no terreno do antigo aeroporto da cidade, em torno de uma arena circular. A estrutura do espaço lembra o formato de uma cabeça de boi estilizada. Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Bumbódromo tem capacidade para cerca de 25 mil espectadores.