Caixa suspende empréstimo consignado do Auxílio Brasil novamente

Caixa suspende empréstimo consignado do Auxílio Brasil novamente

A Caixa Econômica Federal suspendeu, até 14 de novembro, a concessão do empréstimo consignado ligado ao Auxílio Brasil. A suspensão já havia ocorrido entre os dias 21 e 24 de outubro por conta da alta procura.

"A Caixa informa que, durante o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania, a partir de 19h do dia 01/11/2022 até as 7h do dia 14/11/2022, o Consignado Auxílio não estará disponível para contratação", diz nota do banco estatal.

Os beneficiários do auxílio que buscavam empréstimo na Caixa já estavam tendo de esperar por mais tempo para ter o dinheiro. Após recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) para que o empréstimo fosse suspenso até que houvesse estudos mais aprofundados sobre a vulnerabilidade do público, o banco decidiu elevar de dois para cincos dias o prazo de resposta aos cidadãos.

Segundo o último balanço, o Caixa Tem teve 206 milhões de acessos entre os dias 11 –quando o empréstimo passou a ser oferecido pela Caixa – e 20 de outubro. No mesmo período de setembro, foram 25 milhões de acessos.