Datafolha: Bolsonaro lidera em três regiões no 2º turno; Lula, em duas

Datafolha: Bolsonaro lidera em três regiões no 2º turno; Lula, em duas

A avaliação também testou a força dos dois candidatos por região. Bolsonaro lidera em três delas: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Já Lula tem vantagem no Nordeste e Norte.

Veja o cenário por região:

  • Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal): Bolsonaro tem 53% (na última, 53%), Lula 40% (na última, 39%)
  • Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe): Lula 67% (na última, 67%), Bolsonaro tem 28% (na última, 29%)
  • Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins): Lula 48% (na última, 46%), Bolsonaro tem 47% (na última, 50%)
  • Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo): Bolsonaro tem 48% (na última, 50%) Lula 44% (na última, 43%)
  • Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina): Bolsonaro tem 58% (na última, 55%) Lula 36% (na última, 38%)

O Datafolha ouviu 4.592 pessoas, entre 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-04208/2022.

Mais sobre o assunto

Maiores colégios eleitorais

Outra vertente da análise do instituto mostrou o atual presidente na liderança pelo Palácio do Planalto em dois dos três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo e Rio de Janeiro), enquanto o adversário, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, aparece à frente em Minas Gerais.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro tem 49%, contra 43% do ex-presidente em São Paulo, onde se concentra o maior número de eleitores. Brancos e nulos somam 6%; e 2% se dizem indecisos.

No Rio de Janeiro, Bolsonaro pontuou 51% na consulta divulgada nesta quinta, enquanto o petista teve 41%. As eleições do último 2 de outubro terinaram com 51,09% para o presidente na unidade da Federação, ante 40,68% de Lula.

O ex-presidente Lula lidera em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral e considerado fundamental para definir a disputa presidencial. Nele, Lula chegou a 48%, e Bolsonaro, 43%. Os eleitores que afirmam votar em branco ou nulo são 5%. Indecisos são 3%.