PSDB aprova modelo das prévias e Arthur Neto destaca decisão

PSDB aprova modelo das prévias e Arthur Neto destaca decisão

“Estou certo que o PSDB sairá coeso dessa consulta interna aos seus filiados e chegará às eleições presidenciais como o partido forte que é, pronto para ser terceira, segunda e, quem sabe, a primeira via nas eleições de 2022”, completou Arthur Neto.

Pela resolução aprovada, o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes – (1) filiados; (2) prefeitos e vice-prefeitos; (3) vereadores, deputados estaduais e distritais; (4) governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores. Cada um desses grupos tem peso de 25% no total dos votos.

A resolução, que segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias, foi defendida pelo presidente do partido, Bruno Araújo (PE). “Esse modelo prestigia o equilíbrio entre os filiados e detentores de mandato, que são mais de 5 mil. Dá chance real a todos”, disse o dirigente ao Estadão.

De acordo com o novo calendário aprovado pela Executiva, os candidatos farão suas inscrições em 20 de setembro, com início dos debates em 18 de outubro. A comissão das prévias que elaborou o relatório inicial foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas (DF); os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, sob a coordenação do ex-presidente do PSDB, José Aníbal.