Técnica de enfermagem diz usar uma seringa para aplicar 10 doses da vacina.

Técnica de enfermagem diz usar uma seringa para aplicar 10 doses da vacina.


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma técnica de enfermagem dizendo que utiliza a mesma seringa para aplicar dez doses da vacina contra a covid-19 em moradores de Altamira, no Pará. A Prefeitura do município confirmou a veracidade do vídeo, mas ponderou "que houve foi uma falha de comunicação, e não de procedimentos" pois a enfermeira teria ficado nervosa ao ser questionada sobre as aplicações do imunizante.

O idoso agora está fazendo tratamento profilático para reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em razão do possível compartilhamento de agulha usado na imunização. A gravação foi feita por um homem enquanto um idoso é vacinado e questiona "por que doeu tanto assim?".

Alguém no fundo do vídeo diz que a "agulha está ruim" e a técnica de enfermagem explica: "agora, colocaram nós na televisão [dizendo] que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha".

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, disse que "todos os materiais utilizados nas aplicações das doses de vacina são descartados após o uso. Tanto as seringas como as agulhas descartáveis são utilizadas uma única vez", detalhando que isso ocorre com todas as pessoas imunizadas no município.