Amazonas recebe 231.600 doses de vacina contra Influenza

Amazonas recebe 231.600 doses de vacina contra Influenza

O Amazonas recebeu, nesta ter√ßa-feira (06), 231.600 doses de vacina contra a Influenza (gripe). A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), ser√° destinada aos 62 municípios do estado para a operacionaliza√ß√£o da Campanha de Vacina√ß√£o contra a Influenza, a ser realizada entre 12 de abril e 9 de julho e que tem como meta atingir 90% de cada um dos grupos priorit√°rios elegidos pelo MS.

Nesse primeiro momento, a vacina contra Influenza ser√° destinada a crian√ßas com idade entre 6 meses e menores de 2 anos; puérperas, gestantes e profissionais de saúde. A partir desta quarta-feira (07), as doses estar√£o disponíveis para retirada por parte dos municípios do estado mediante agendamento. Os imunizantes est√£o armazenados em rede de frio na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), na zona centro-sul de Manaus.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, é importante que as secretarias municipais de saúde se organizem para otimizar os recursos para a operacionaliza√ß√£o da campanha de vacina√ß√£o. "A vacina contra a Influenza, assim como a Covid-19, é uma importante estratégia para evitar a doen√ßa. A imuniza√ß√£o contra a Influenza continua sendo extremamente importante e deve ser mantida mesmo com a circula√ß√£o do novo coronavírus", afirmou.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI/FVS), Izabel Nascimento, apontou que, diante da pandemia de Covid-19, é necess√°rio que os profissionais de saúde estejam atentos ao público que esteja apto para a vacina√ß√£o contra influenza. "Recomenda-se o adiamento da vacina√ß√£o contra a influenza nas pessoas que apresentem sintomas gripais em geral e sintomas suspeitos para Covid-19. A recomenda√ß√£o é que a pessoa aguarde até a recupera√ß√£o clínica total", alertou a coordenadora do PNI/FVS.

Além disso, segundo Izabel, a aplica√ß√£o das vacinas contra Influenza e contra Covid-19 deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.

Campanha

A Campanha de Vacina√ß√£o contra Influenza est√° prevista para ocorrer em etapas de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde (MS) e disponibilidade do insumo ao estado.

Para a imuniza√ß√£o contra Influenza, em todo o país, o MS elegeu os seguintes grupos priorit√°rios: crian√ßas a partir de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; comorbidades; popula√ß√£o privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas; funcion√°rio do sistema de priva√ß√£o de liberdade; professores; for√ßas de seguran√ßa e salvamento; for√ßas armadas; pessoas com defici√™ncia; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodovi√°rio, passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portu√°rios.

Influenza

A influenza é uma infec√ß√£o viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacina√ß√£o contra a influenza foi incorporada no PNI em 1999, com o propósito de reduzir interna√ß√Ķes, complica√ß√Ķes e óbitos na popula√ß√£o-alvo. Esta é a 23¬™ Campanha Nacional de Vacina√ß√£o contra a Influenza, prevista para ocorrer no período de 12 de abril a 9 de julho de 2021.

Em 2020, foram registrados no Amazonas 11 casos de Influenza B e nove casos de Influenza A. Em 2021, até o momento, n√£o h√° registro de Influenza.