Pfizer afirma que vacina imuniza por 6 meses e é eficaz contra variante

Pfizer afirma que vacina imuniza por 6 meses e é eficaz contra variante

A Pfizer divulgou uma nota nesta quinta-feira (1), onde afirma que os ensaios realizados em voluntários mostram que o tempo de proteção oferecido pela sua vacina é de no mínimo seis meses. A empresa também acrescenta que o imunizante se mostra eficaz contra a variante sul-africana do coronavírus.

Confira um trecho: "A alta eficácia da vacina observada em até seis meses após uma segunda dose e contra a variante prevalente na África do Sul fornece mais confiança na eficácia geral da nossa vacina", diz.

O comunicado também reforça que o nível de eficácia geral da vacina é de 91,3% e afirma que em um pequeno ensaio feito com voluntários de 12 a 15 anos essa eficácia sobe para 100% nesse grupo.

No tocante a variante africana, a eficácia também se mantém em 100% por seis meses: "Na África do Sul, onde a linhagem B.1.351 é prevalente e 800 participantes foram inscritos, nove casos de Covid-19 foram observados, todos no grupo do placebo, indicando eficácia da vacina de 100%", detalha a nota.

Embora este tempo de seis meses possa parecer pequeno, é o maior já oferecido por uma vacina. Isso porque a maioria delas trabalha com a média de imunidade de três meses após o recebimento da segunda dose.