PF deflagra mega operação e prende narcotraficantes em Manaus

PF deflagra mega operação e prende narcotraficantes em Manaus

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30), no Amazonas, a Operação Apachetas para combate crimes de Tráfico Internacional de drogas, Associação para o Tráfico, Lavagem de Capitais, e o Comércio ilegal de armas de fogo.

Os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de Cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira.

A investigação conduzida pela Polícia Federal teve início em 2017, e foi possível identificar e qualificar dezenas de envolvidos que constituíram, no mínimo, 3 associações criminosas com atuação nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.

Cerca de 600kg de Cocaína foram apreendidos durante os trabalhos e um laboratório próprio para manipulação de drogas (com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura/refino) foi desmantelado.

A Polícia Federal cumpre no total, nestes estados, 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão. Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser condenados até 47 anos de reclusão.

Os cumprimentos das ordens judiciais ocorrem nas cidades de Manaus, Castanhal (PA), Vilhena (RO), bem como em Pinheiro (MA). Participaram da ação 160 servidores da Polícia Federal e 4 investigadores da Polícia Civil do Maranhão - PCMA, os quais auxiliaram nas buscas com a utilização de dois cães farejadores.

A operação foi denominada APACHETAS, que historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto a "apacheta" a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a Cocaína).