Prefeitura interdita festa clandestina em boate na Lapa e fecha outros 4 estabelecimentos no Rio

Decreto municipal para tentar frear a Covid-19 proíbe a abertura de boates e casas de espetáculo. Bares e restaurantes podem funcionar só até as 21h.

Prefeitura interdita festa clandestina em boate na Lapa e fecha outros 4 estabelecimentos no Rio

A Prefeitura do Rio interditou na noite desta sexta-feira (19) uma festa clandestina e outros quatro estabelecimentos que desrespeitavam o decreto municipal de restrições para conter o avanço da Covid-19.

A festa irregular era realizada na Boate Street Lapa, no bairro da Lapa, Centro do Rio de Janeiro. O espaço foi fechado por equipes da prefeitura.

O número de pessoas que estavam no local não foi divulgado. A casa foi esvaziada, e o responsável pela boate, levado para a 5ª Delegacia de Polícia, a poucos metros de distância de onde era realizada a festa. A Polícia Civil não informou se o organizador do evento foi detido.

De acordo com as medidas, boates e casas de espetáculos estão proibidas. Já bares e restaurantes podem funcionar somente até as 21h.

Também nesta sexta-feira (19), a prefeitura do Rio fechou outros quatro estabelecimentos no Méier, na Zona Norte da cidade, que estavam abertos depois das 21h.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), havia alguns restaurantes autuados que também apresentam outras infrações, como problemas com alvarás e ausência de documentação.

Novas restrições

Começaram a valer, a partir de 0h deste sábado (19), as novas medidas restritivas no Rio para tentar evitar o avanço da Covid na capital fluminense.

Um decreto publicado pela prefeitura carioca na sexta-feira (19) determinou, por exemplo, o fechamento das praias e a entrada de ônibus fretados no município.

As regras se somam às do decreto publicado há uma semana e, a princípio, valem somente para este fim de semana — da 0h de sábado até as 5h de segunda-feira (22). O prefeito Eduardo Paes ainda prevê a antecipação dos feriados de abril.

Está proibido:

  • Ficar na areia da praia;
  • Praticar esportes na praia;
  • Tomar banho de mar;
  • Comércio e serviços na praia, incluindo ambulantes;
  • Entrada de ônibus e vans fretados na cidade, exceto de hotéis;
  • Estacionar na orla.

Quiosques podem abrir normalmente.

Covid-19 no Rio

A cidade do Rio registrou nesta sexta mais um recorde consecutivo de internações por Covid-19, com 1.340 pacientes. O aumento diário tem sido de cerca de 5%.

O limite da capacidade de internações é de 1.700 e pode ser atingido na próxima semana, caso o crescimento se mantenha nesta proporção.

A taxa de ocupação operacional na rede pública é de 89% em leitos para Covid-19. Há 65 pessoas aguardando por uma vaga na fila.

Desde o início da pandemia, 19.660 pessoas morreram na cidade por complicações da doença e mais de 217 mil foram infectadas.