Microsoft anuncia sistema de identidade descentralizado

Microsoft anuncia sistema de identidade descentralizado

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (2) que lançará no segundo trimestre deste ano uma prévia do "Azure Active Directory verifiable credentials", um sistema de identidade descentralizado e seguro, baseado na mesma tecnologia blockchain usada em criptomoedas como a Bitcoin.

O objetivo é construir uma plataforma que armazene informação sobre dados oficiais sem armazenar os dados em si. Por exemplo, em vez de armazenar uma cópia de sua certidão de nascimento, o sistema armazenaria um "token" emitido por um órgão oficial que valida a informação nela.

Se você precisar comprovar sua data de nascimento ou naturalidade, poderá compartilhar apenas o token em vez do documento em si. Uma pessoa também pode revogar acesso às credenciais se o destinatário não necessitar mais delas.

No teste do NHS, provedores de saúde poderão solicitar acesso à certificação de profissionais, que poderão permitir o acesso. Isso simplifica o processo de transferência para outra instituição, que anteriormente exigia um "vai e vem" de documentos.

"No sistema do NHS, em cada hospital para onde um profissional fosse transferido eram necessários meses para verificar suas credenciais antes que ele pudesse começar a trabalhar", diz Joy Chik, vice-presidente da divisão de identidade corporativa e na nuvem na Microsoft. "Agora, são necessários literalmente cinco minutos para se cadastrar em um hospital e começar a tratar pacientes".

A Microsoft lançará nas próximas semanas um kit de desenvolvimento para que as organizações possam começar a desenvolver aplicativos que emitem e recebem credenciais. O sistema é baseado em tecnologias Open Source, como a WebAuth do World Wide Web Consortium (W3C), a blockchain da Bitcoin e um protocolo aberto chamado Sidetree para adicionar registros de transações à blockchain.

A empresa está trabalhado com parceiros no mercado de identidade digital como a Acuant, Au10tix, Idemia, Jumio, Socure, Onfido, e Vu Security no piloto de sua plataforma, e segundo Chik o objetivo é expandir esta lista com o tempo.

"Acreditamos que para fazer isto direito precisamos da participação de toda a comunidade. Uma organização sozinha não pode fazer isto", diz Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo de segurança, compliance e identidade na Microsoft. "Um passo de cada vez, estamos nos movendo rumo a esta visão".

Fonte: Wired