Covid-19: idosos com 80 anos ou mais podem ser vacinados a partir desta segunda em Piracicaba

Para serem vacinados, idosos e profissionais de saúde devem fazer o agendamento prévio no site da prefeitura; saiba como vai funcionar esta etapa da campanha de imunização.

Covid-19: idosos com 80 anos ou mais podem ser vacinados a partir desta segunda em Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba (SP) começa a vacinar idosos com 80 anos ou mais a partir desta segunda-feira (1º). Para serem imunizados, as pessoas que estão nessa faixa etária devem fazer o agendamento online da vacinação.

O cadastro, chamado de VacinaPira, pode ser feito no site da administração municipal. Com a disponibilização do agendamento online os moradores não precisam mais pegar senhas nas unidades de saúde.

A ampliação da campanha para idosos com 80 anos ou mais foi anunciada na última semana, após o município receber 4.790 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O imunizante também vai ser destinado a novas categorias de profissionais de saúde.

Profissionais de saúde contemplados:

  • Biólogos;
  • Médicos veterinários;
  • Profissionais de educação física;
  • Profissionais que atuam em clínicas, instituições de saúde pública ou particular (cozinheiros e auxiliares de cozinha, doulas/parteiras, recepcionistas e seguranças);
  • Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar,
  • Atenção básica, clínicas e laboratórios, desde que comprovem a atividade.

Todos os profissionais de saúde, além do comprovante de residência e do CPF, devem apresentar vinculação ativa a um serviço de saúde, como holerite, crachá da empresa, comprovante de ISS, registro na carteira profissional ou declaração emitida pelo serviço de saúde.

O agendamento de profissionais de saúde foi encerrado na última sexta-feira (26), conforme informou a prefeitura, porque as senhas destinadas a este grupo se encerraram.

A vacinação acontece das 10h às 18h, nos seguintes pontos: UBSs Centro, Vila Independência, Jardim Alvorada, Algodoal, Esplanada, Parque Piracicaba (Balbo), Jupiá e Pauliceia e nos Crabs da Vila Rezende, Santa Terezinha, Vila Sônia e Novo Horizonte.

Vacinação contra a Covid-19 em Piracicaba — Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV

Vacinação contra a Covid-19 em Piracicaba — Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV

Como agendar?

Para fazer o agendamento, o cidadão deve acessar o site, clicar no banner VacinaPira, que fica no topo da página, escolher o grupo ao qual pertence, preencher um formulário e escolher onde quer ser vacinado, entre os 12 pontos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência em Atenção Básica (Crabs) disponíveis. A informação sobre data e horário de vacinação é divulgada automaticamente.

Além de fazer o agendamento de vacinação, os interessados devem apresentar nas UBSs e Crabs os documentos que comprovem as informações pessoais preenchidas no VacinaPira.

Caso a pessoa não tenha acesso a computadores ou celulares, ou ainda encontre dificuldades em agendar a sua vacinação pelo site da prefeitura (VacinaPira), deve procurar uma UBS para que os seus profissionais façam o agendamento da vacinação on-line.

Sistema de agendamento de vacinação contra Covid-19 em Piracicaba — Foto: Reprodução/Prefeitura de Piracicaba

Sistema de agendamento de vacinação contra Covid-19 em Piracicaba — Foto: Reprodução/Prefeitura de Piracicaba

Acamados

No caso específico de idosos acamados com 80 anos ou mais, a vacinação deve ser agendada diretamente no Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde) pelo telefone 3437-7800, com preenchimento de questionário obrigatório. A vacinação dos idosos acamados acontece sempre aos sábados e domingos.

Segunda dose

As vacinas destinadas à segunda dose da CoronaVac, que contemplarão o público formado por idosos e profissionais de saúde, devem chegar na próxima semana.

"Estamos trabalhando com um prazo que varia entre 14 e 28 dias para aplicação da segunda dose do CoronaVac, portanto, haverá tempo hábil para vacinar todas as pessoas nessas condições", frisou Moisés Taglietta, chefe da Vigilância Epidemiológica, em nota.