Vacinas do Covax contra a Covid-19 começam a ser distribuídas na África

Costa do Marfim é 1º país a iniciar imunização através do consórcio global, com doses da vacina de Oxford; Brasil espera receber 2,6 milhões de doses do programa este mês

Vacinas do Covax contra a Covid-19 começam a ser distribuídas na África

Mais de cem pessoas faziam fila na manhã desta segunda-feira (1) em um complexo esportivo na capital comercial da Costa do Marfim, Abidjan, enquanto o país se preparava para se tornar o primeiro a iniciar uma campanha de vacinação contra a Covid-19 com doses do consórcio global Covax.

A Costa do Marfim recebeu 504 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca na sexta-feira e planeja distribuí-las para trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e professores, antes de vacinar pessoas com mais de 50 anos, portadores de doenças crônicas e viajantes.

O Covax, liderado pela aliança de vacinas GAVI e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros, busca garantir uma distribuição mais justa dos imunizantes. Seu objetivo é distribuir quase 2 bilhões de doses para mais de 90 países de baixa e média renda, cobrindo até 20% de suas populações.

A iniciativa espera nivelar o ritmo da vacinação, uma vez que as nações mais ricas vacinaram milhões, enquanto comparativamente poucos foram imunizados nas partes mais pobres do mundo.

O Brasil espera receber 2,6 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca via Covax em março, segundo o Ministério da Saúde. Ao aderir à iniciativa, o governo brasileiro optou por contratar doses de vacinas para o equivalente a 10% da população brasileira, somando 42,5 milhões, considerando duas por pessoa.

Apenas alguns países africanos começaram a vacinar seus cidadãos com vacinas adquiridas bilateralmente ou recebidas como doações.

A África relatou relativamente poucas mortes por Covid-19 em comparação com outros continentes, mas o número de óbitos está aumentando rapidamente, pois uma segunda onda de infecções sobrecarrega os hospitais.

Presidente de Gana recebe primeira dose

Gana, país vizinho da Costa do Marfim, que na semana passada se tornou o primeiro a receber vacinas do Covax, planeja iniciar oficialmente sua campanha de vacinação na terça-feira.

Nesta segunda-feira, o presidente Nana Akufo-Addo se tornou a primeira pessoa no mundo a receber uma injeção da vacina contra Covid-19 financiada pela Covax. Ele e a esposa foram vacinados em um hospital militar, em um esforço para aumentar a confiança do público antes da campanha.

O presidente de 76 anos recebeu uma primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão nacional de seu país.

— É importante que você dê o exemplo, mostrando que esta vacina é segura sendo a primeira pessoa a recebê-la, para que todos em Gana se sintam confortáveis ao serem vacinados — disse o chefe de estado em um discurso.