Wilson Lima anuncia abertura de mais 350 novos leitos, sendo 100 de UTI

Wilson Lima anuncia abertura de mais 350 novos leitos, sendo 100 de UTI

Em pronunciamento nas redes sociais oficiais do Governo do Estado, nesta quinta-feira (4), o governador Wilson Lima anunciou a abertura de 350 novos leitos na rede estadual de saúde. Desses, 100 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 250 de leitos clínicos. O governador também destacou a chegada de seis miniusinas de produção de oxigênio para reforçar o suprimento da demanda das unidades de saúde do interior.

"Estamos começando, a partir dessa sexta (5), a abertura de mais 350 leitos, incluindo 100 leitos de UTI e mais 250 leitos clínicos. Até o fim de semana agora, já começam a funcionar 61 leitos no Hospital da Nilton Lins, serão 39 clínicos e 22 de UTI. E vamos abrir mais 22 UTIs no Platão Araújo também até o final de semana, e oito salas vermelhas, que são aqueles leitos de cuidados intermediários e que antecipam a UTI. É importante esse atendimento para evitar que o paciente vá para uma Unidade de Tratamento Intensivo", destacou o governador.

O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, explica que a abertura dos novos leitos vai possibilitar a ampliação da capacidade de leitos nas unidades do Delphina Aziz e do Hospital Universitário Getúlio Vargas.

"Vamos abrir também 30 leitos de UTIs no Delphina Aziz, e lá vai passar de 150 leitos para 180 leitos de UTIs. Para isso, estamos instalando um novo compressor na rede de gases daquela unidade para poder dar a pressão adequada para expandir essa quantidade de leitos, porque lá foi projetado apenas para 150 leitos de UTIs. Estamos instalando um compressor para ampliar para mais, e esse trabalho deve durar pelo menos de 7 a 10 dias para isso acontecer. Também estamos trabalhando com o Hospital Universitário Getúlio Vargas, com a possibilidade de ampliação de mais dez leitos de UTIs, além de leitos clínicos".

Miniusinas – O governador também enfatizou a chegada a Manaus de seis miniusinas, que vão ser direcionadas para as cidade de Tefé, Eirunepé, Carauari, Alvarães, Barcelos e Lábrea. As usinas fazem parte das 64 previstas para o estado.

"Essas usinas irão logo de imediato. Já estamos nos preparativos para esses municípios e, a partir da chegada do técnico, elas devem ser montadas em 48 horas. Isso vai nos ajudar nesse combate a pandemia no interior", explicou Wilson Lima.

O Governo do Estado vem ampliando a rede assistencial do interior com abertura de leitos clínicos e de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). O Amazonas elevou em 576% a quantidade de UCIs.

Além disso, o Estado repassou R$ 76 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para os 61 municípios, em 2020. Nesta quarta-feira (03/02), o governador enviou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um projeto de lei e um projeto de emenda à Constituição, tratando do repasse de R$ 160 milhões do FTI para fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19.