Pacientes da FCecon farão cirurgia oncológica fora do Amazonas

Pacientes da FCecon farão cirurgia oncológica fora do Amazonas

Oito pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vão passar por cirurgias oncológicas no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro (RJ). A transferĂȘncia das pacientes ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), uma parceria do Governo do Estado, Governo Federal e Inca.

Todas as pacientes tĂȘm câncer nas mamas e foram escolhidas pelos serviços de Navegação e da Mastologia da FCecon, que analisaram casos que necessitavam da cirurgia de forma mais urgente, para não se perder o avanço do tratamento. Foi levado em conta, ainda, o estado clínico das pacientes para a viagem e se estavam com a Covid-19. Todas passaram por teste para a doença e tiveram resultado negativo.

Este é um projeto-piloto, e a FCecon estuda novas transferĂȘncias para realização de cirurgias eletivas, também em outras especialidades.

"Essa parceria é de fundamental importância para mantermos as cirurgias que não podem esperar muito tempo para serem realizadas. Agradecemos ao Inca, que cederĂĄ toda sua equipe para a realização dos procedimentos", afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

A maior parte das pacientes passou pela quimioterapia neoadjuvante, quando os medicamentos quimioterĂĄpicos são aplicados para reduzir o tamanho do tumor cancerígeno e então ser feita a cirurgia. Existe um intervalo de 3 a 6 semanas para a cirurgia ser realizada, sem perder a redução do tumor.

Parceria

A chefe do serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Hilka Espírito Santo, ressalta a importância da parceria entre o Ministério da Saúde, SES-AM, FCecon e Inca.

"É uma possibilidade dessas pacientes terem acesso a um tratamento adequado e com tecnologia num hospital de referĂȘncia, não atrasando o tratamento, apesar das adversidades que o mundo inteiro estĂĄ passando neste momento de pandemia. Queremos agradecer ao diretor do Inca, Marcelo Bello, por receber nossas pacientes e oferecer o melhor tratamento a elas", disse Hilka.

Devido à elevada demanda de oxigĂȘnio na unidade, a FCecon suspendeu as cirurgias provisoriamente, de modo a garantir que o insumo atual atenda os pacientes jĂĄ internados. O retorno dos procedimentos é avaliado diariamente.

Acompanhamento

Todo o procedimento é feito pelas equipes dos serviços de Navegação, de Mastologia, chefia do Ambulatório, Diretoria Administrativa, Serviço Social da FCecon e do Governo do Estado, além do Ministério da Saúde, que providenciaram a ida de um acompanhante para cada paciente, informa a assistente social da FCecon, Keyth Bentes. Os acompanhantes foram testados para a Covid-19, tiveram resultado negativo e ficarão em uma casa de apoio viabilizada pelo Inca.

Expectativa

Pacientes e acompanhantes estão com muita expectativa e esperança para a cirurgia no Inca.

Para a paciente Brenda Graziela Oliveira, 24, é uma grande oportunidade. "Agradeço a Deus. Essa foi a melhor opção que o hospital encontrou para não deixar a gente sem assistĂȘncia nesse momento. Só tenho a agradecer aos coordenadores do hospital, que estão dando toda atenção e cuidado", disse.

Luciane de Souza Tavares, 41, filha da paciente Lucilândia Rodrigues Tavares, 61, disse que só tem a agradecer. "Devido a essa situação, Deus abriu essas portas pra gente. A gente tem que agarrar e esperar que tudo dĂȘ certo. Só tenho a agradecer", comemorou.

Inca

O Hospital do Câncer III é uma das unidades hospitalares do Inca, que faz parte da rede de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital presta assistĂȘncia médico-hospitalar gratuita que inclui cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia, além do trabalho assistencial.