Cotado para vaga de Sergio Moro relata preocupação se for confirmado ministro da Justiça

Ministro Jorge Oliveira, preferido do presidente, já manifestou a interlocutores que possível ida dele pro cargo não será boa para o governo. Planalto procura outros [...]

Cotado para vaga de Sergio Moro relata preocupação se for confirmado ministro da Justiça
Ministro Jorge Oliveira, preferido do presidente, já manifestou a interlocutores que possível ida dele pro cargo não será boa para o governo. Planalto procura outros nomes, mas Bolsonaro prefere o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, relatou a interlocutores que está preocupado com sua possível escolha para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Sergio Moro, que pediu demissão nesta sexta-feira (24). A aliados, disse que considera que não será bom para o governo se ele for confirmado no ministério, a quem a Polícia Federal é subordinada. Ele entende que os laços com a família podem levar a críticas ainda mais duras contra o presidente e fragilizar o governo .

Jorge Oliveira atualmente é ministro da Secretaria-Geral da Presidência do governo de Jair Bolsonaro

Marcos Corrêa/PR

Segundo fontes, a decisão até o momento é tentar achar outro nome. Mas o cenário segue incerto porque o presidente quer muito Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça e, segundo interlocutores, ele talvez não tenha escolha . O ministro Jorge Oliveira optou por não falar até que saia uma escolha oficial.

Advogado, Jorge Oliveira tem relação de décadas com a família Bolsonaro. O pai dele, já falecido, foi chefe de gabinete de Bolsonaro na Câmara durante 20 anos. O próprio Jorge já trabalhou como assessor parlamentar de Bolsonaro quando ele era deputado. E foi chefe de gabinete na Câmara de Eduardo Bolsonaro, no primeiro mandato de deputado federal do filho do presidente.

Ele estava nesse cargo quando foi chamado pelo presidente a assumir a Secretaria-Geral da Presidência .

A Secretaria-Geral é a responsável pela Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ), que analisa a legalidade e a constitucionalidade de todos os atos assinados pelo presidente da República.

Jorge Oliveira é major aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal.

Camila Bomfim

Editoria de Arte / G1