Bahia tem caso suspeito de reinfecção por coronavírus com cepa da África

Bahia tem caso suspeito de reinfecção por coronavírus com cepa da África

Pesquisadores do Instituto D'or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Fiocruz da UFMG, divulgaram nesta sexta-feira (8), o primeiro caso suspeito de reinfecção pela nova variante do coronavírus originária da África do Sul. O caso foi detectado na Bahia e a paciente é uma mulher de 45 anos.

O estudo preliminar mostrou que a vítima contraiu o tipo simples de coronavírus no dia 20 de maio de 2020. No dia 26 de outubro, ela voltou a apresentar sintomas e novos exames apontaram a reinfecção por uma linhagem diferente do vírus.

Exames mais específicos mostraram que a cepa encontrada no organismo da baiana é a mutação identificada recentemente na África do Sul, o E484K.

"Foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul e tem causado muita preocupação no meio médico, pois ela pode dificultar a ação de anticorpos contra o vírus. Esta mutação foi recentemente identificada no Rio de Janeiro, mas é a primeira vez, em todo o mundo, em que é associada a uma reinfecção por SARS-CoV-2", disse em comunicado oficial o Dr. Bruno Solano, pesquisador que liderou as pesquisas.

O caso da mulher passará a partir de agora pela revisão de outros médicos e cientistas que devem comprovar se de fato, houve a reinfecção. Outros casos continuam sob análise do grupo no país.