Líbano detecta 1º caso de nova variante do coronavírus

Identificação da mutação do vírus chega dias depois que Reino Unido e África do Sul também registraram novas variantes da SARS-CoV-2.

Mutação do coronavírus - Foto: Reprodução/JN

Mutação do coronavírus - Foto: Reprodução/JN

O Líbano detectou o primeiro caso no país da nova variante do coronavírus, que se espalhou rapidamente em partes do Reino Unido em um voo que chegava de Londres.

  • Reino Unido identifica 2 casos ligados à variante do coronavírus que a África do Sul

"Registramos a detecção do primeiro caso da nova variante da Covid-19 no voo 202 da Middle East Airlines vindo de Londres em 21 de dezembro", disse nesta sexta-feira (25) o ministro interino da Saúde do Líbano, pedindo medidas de precaução a todos os passageiros do voo e suas famílias.

Um aumento nas infecções por coronavírus está sobrecarregando o sistema de saúde do Líbano, que já estava enfrentando dificuldades geradas pela crise financeira do país, agrava pela explosão do porto de Beirute em agosto.

O Líbano, com uma população estimada em 6 milhões de pessoas, registrou mais de 1.000 mortes de Covid-19.

O que se sabe sobre a nova variante

A nova variante, surgida após mutações, se tornou a forma mais comum do vírus em algumas partes da Inglaterra em meses. O governo britânico diz que há motivos para acreditar que ela seja bem mais transmissível que outras variantes --ela pode ser até 70% mais transmissível.

Os vírus sofrem mutações frequentemente. Entender essas alterações é importante porque elas podem mudar a própria doença. Essa variante específica está causando preocupação por três motivos principais:

  • Ela está substituindo rapidamente outras versões do vírus
  • Ela possui mutações que afetam partes do vírus que são provavelmente importantes
  • Já se verificou em laboratório que algumas dessas mutações podem aumentar a capacidade do vírus de infectar células do corpo

Já houve outras mutações do Sars-Cov-2 --o vírus detectado pela primeira vez em Wuhan, China, não é o mesmo que se encontra na maioria dos cantos do mundo.