Presidente eleito da Aleam fala em "fortalecimento" do Poder Legislativo em sua gestão

Presidente eleito da Aleam fala em

Após o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) rejeitar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), apresentada à Justiça por deputados da base governista contra a PEC que garantiu a eleição de Roberto Cidade (PV) presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o parlamentar agradeceu aos que votaram nele e comemorou a decisão do tribunal, que saiu nesta terça-feira, 15.

Em discurso na tribuna da casa, hoje, o deputado falou da batalha e da pressão que colegas sofreram para não votar nele e ressaltou que a sua administração na presidência vai em busca de coesão e proatividade e será pautada no respeito e na democracia para o fortalecimento do Poder Legislativo.

"Seremos os guardiões da liberdade. Liberdade para debater ideias e votar de forma livre, sem interferência nesta casa de leis. É hora de nos unirmos para trabalhar para o bem do povo do Amazonas. Nossa missão será de apresentar soluções para as importantes questões a serem resolvidas em vista de colocar o nosso estado em um caminho de prosperidade e progresso", afirmou.

"Plenário é soberano"

Ao ser questionado pela reportagem do Portal sobre o recurso impetrado por alguns deputados da base governista agora no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão que suspendeu o mandado de segurança contra a sua eleição, Roberto Cidade foi enfático.

"A eleição foi de forma legal. Já tiveram outras eleições nessa casa que foram antecipadas um ano e nós antecipamos poucos dias, foi uma PEC aprovada, ganhamos a eleição por 16 a 8, decidida pela maioria e o plenário é soberano", alfinetou.

Cidade confirmou que vai tomar posse da presidência da Aleam no dia 1º de fevereiro de 2021. "Estou aqui para fazer o que os meus colegas me depositaram e cumprir com o meu dever. Tivemos essas batalhas jurídicas o ministro Luiz Fux deu a liminar, e nós tivemos todas as decisões acabou de ser votada a Adin no TJAM por unanimidade. Nós precisamos ter o respeito dos poderes. Aqui o nosso poder foi feito tivemos as votações de forma legitima", concluiu.

Josué faz balanço

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (Patriota), aproveitou a sessão desta terça e fez um balanço positivo dos trabalhos legislativos no ano de 2020, apesar de considerar um ano difícil por causa da pandemia da Covid-19.

"Nós estamos chegando na última semana de trabalho desse ano Legislativo de 2020, entendendo que foi um ano muito difícil para a humanidade, para o brasileiro, o amazonense e o manauara. Mas a Aleam em nenhum momento deixou de trabalhar a partir de tantas dificuldades", avaliou.

Josué afirmou que foi mudada a forma de trabalho na Aleam em um momento 100% virtual e segundo ele, os deputados queriam cada vez mais trabalhar. "Fomos a primeira instituição a optar pelo trabalho virtual, depois a Assembleia optou por uma forma de fazer o trabalho híbrido e assim continuou. Fomos a primeira instituição que tratou de forma correta a questão das aglomerações, mas os deputados não perderam a vontade de trabalhar. Não tivemos recesso no meio do ano e apresentamos uma produção muito maior que os anos anteriores", concluiu.