MP-AM investiga cumprimento do piso nacional da educação básica em Lábrea

MP-AM investiga cumprimento do piso nacional da educação básica em Lábrea

O Ministério PĂșblico do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de LĂĄbrea o Inquérito Civil n. 09/2019, para apurar se o MunicĂ­pio de LĂĄbrea estĂĄ observando o piso salarial nacional estabelecido na Lei n. 11.738/2008 no pagamento dos profissionais do magistério que atuam na educação bĂĄsica prestada pelo municĂ­pio. A medida decorre de representação encaminhada pela Associação dos Professores Municipais LĂĄbrea e foi instaurado no Ășltimo dia 19 de março de 2019.

Na portaria, o titular da PJ de LĂĄbrea, Promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti observa que a Constituição Federal estabelece, nos artigos 205 e 206, a educação como dever do Estado e da famĂ­lia, visando o preparo para o exercĂ­cio da cidadania. "O ensino deve ser ministrado com base no princĂ­pio do piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pĂșblica, nos termos de lei nacional, mas, segundo a denĂșncia que recebemos, o MunicĂ­pio não paga o valor devido, o que prejudica a qualidade do ensino na medida em que desestimula os docentes".

O piso salarial foi estabelecido pela Lei nÂș 11.738/2008 em cumprimento à Constituição Federal (art. 60, inciso III, alĂ­nea "e", do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). Pelo dispositivo, o piso salarial do magistério pĂșblico da educação bĂĄsica é atualizado, anualmente, no mĂȘs de janeiro, a partir de 2009. Essa atualização é calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do Valor Anual MĂ­nimo por Aluno (VAA) referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei nÂș 11.494, de 20 de junho de 2007.

Nos próximos dias, o SecretĂĄrio Municipal de Educação de LĂĄbrea serĂĄ oficiado a prestar informações sobre o pagamento do piso salarial dos profissionais do magistério pĂșblico da educação bĂĄsica e se estĂĄ sendo observada a Lei n. 11.738/2008 com as atualizações dos respectivos valores pelo Ministério da Educação. A resposta deverĂĄ vir acompanhada da lei municipal que trata do Plano de Carreira do Magistério PĂșblico do MunicĂ­pio de LĂĄbrea, devidamente atualizada.