Prefeito firma parceria para oferecer mais de 1,1 mil vagas gratuitas em empreendedorismo

Prefeito firma parceria para oferecer mais de 1,1 mil vagas gratuitas em empreendedorismo

Mais de 1,1 mil vagas de qualificação profissional e capacitação empreendedora serão oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura de Manaus, como parte da política pública de fomento ao emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico. As vagas foram disponibilizadas por meio de sete termos de cooperação técnica assinados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, por Parcerias Público-Privadas (PPPs). É a maior parceria e oferta de vagas já realizada por uma gestão pública, no Amazonas.

A solenidade de assinatura foi realizada na tarde desta quarta-feira, 30/10, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro; do secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Marco Pessoa; e representantes das instituições parceiras. A execução dos cursos será sem custos ao cofre municipal. "São parceiros fundamentais na motivação do empreendedorismo e da empregabilidade. Eu recebo com muita satisfação essa parceria, porque ela vem de uma confiança mútua", disse o prefeito.

Arthur Neto destacou que o novo espírito empreendedor deve ser estimulado pelas políticas públicas, dando aos jovens a oportunidade de crescer, criar, progredir em seus negócios. "A gente já plantou muita coisa e já existe uma noção empreendedora. Em nossas escolas, estamos falando de empreendedorismo desde a educação infantil. Em vez da antiga cantilena do meu primeiro emprego, estamos trabalhando a ideia da minha primeira empresa", afirmou o prefeito, lembrando que no próximo ano será entregue, no Centro Histórico de Manaus, um verdadeiro templo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, no antigo Hotel Cassina, que está sendo restaurado pela Prefeitura de Manaus.

O prefeito também ressaltou o esforço que a Prefeitura de Manaus vem fazendo para aumentar o nível de empregabilidade, ou seja, oferecer ao mercado de trabalho pessoas capazes para ocupar as vagas ofertadas pelos diversos segmentos econômicos. "E é isso que estamos fazendo, oferecendo oportunidades para quem quer empreender, quer ficar rico de forma legítima, com trabalho e criatividade, e também oferecendo oportunidades àqueles que querem um emprego qualificado, isso é empregabilidade", afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marco Pessoa, explicou que a grande parceria formada é fruto da credibilidade do prefeito Arthur Neto, que possibilitou a oferta do grande número de vagas. "Nós temos uma união de forças em prol de dois objetivos: a qualificação e a capacitação empreendedora. Temos muitos parceiros que vão dar esses cursos voltados para a indústria, para o empreendedorismo, cursos voltados especificamente para mulheres, serviços, marketing", detalhou.

Vagas

Os editais para concorrer às vagas gratuitas em cursos de capacitação e empreendedorismo começam a ser publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da Semtepi nesta quinta-feira, 31/10, e a inscrição começa na segunda-feira, 4/11, no Escritório do Empreendedor, que fica na rua Rio Jamary, conjunto Vieiralves, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

No âmbito da Qualificação Profissional, serão lançados três editais de seleção, com três parceiros diferentes: PFC Cursos e Treinamentos, com 80 vagas; Motirõ Criativo, com 240 vagas; e Mega Cursos e Treinamentos, com 120 vagas. Os editais, que apresentam cursos nas áreas da indústria, administração, comércio e entre outros, serão lançados separadamente, de acordo com o cronograma montado pelo departamento de Qualificação Profissional, para que as datas de inscrição e realização dos cursos não conflitem.

Para a execução das capacitações empreendedoras, o Escritório do Empreendedor conta também com quatro parceiros do ecossistema. A empresa Pequenos Negócios – Treinamentos e Consultoria, entra com 150 vagas; Escalada Empreendedora, com 300 vagas; Instituto Rede de Mulheres Empreendedoras, com 180 vagas; e Meu Up, com 75 vagas.

"É uma estratégia inteligente da Prefeitura de Manaus e a nossa empresa se sente gratificada de participar desse momento especial. Sempre buscamos fazer a diferença na vida das pessoas e tenho certeza de que, com as vagas que estamos oferecendo, faremos a diferença", concluiu o representante do Mega Curso, Antônio Queiroz, um dos sete parceiros.