Prodecon participa de blitz em busca de brinquedos irregulares.

Prodecon participa de blitz em busca de brinquedos irregulares.

De olho na qualidade dos brinquedos comercializados em Manaus, às vésperas do dia das crianças, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por intermédio da 51a Promotoria de Defesa do Consumidor (51ª Prodecon), integrou, nesta quinta-feira, 10/10, a força-tarefa da Operação Presente Seguro. A operação verificou 1,4 mil brinquedos em três estabelecimentos de um centro de compras da capital. Até o dia 12, a Presente Seguro inspecionará lojas de brinquedos em toda a cidade.
"O Código de Defesa do Consumidor obriga o fornecedor a informar, no produto, a sua origem, a nocividade, a validade, ou seja, informações acerca de cada produto vendido e os órgãos já estão levantando, identificando exatamente quais são os problemas. Dependendo da gravidade do que for encontrado, pode haver apreensão do material, multas, no campo civil, e ter repercussão penal", explicou o Promotor Otávio Gomes, da 51ª Prodecon.
Além do MPAM, a operação reuniu o Procon Municipal (Procon Manaus), a Delegacia do Consumidor (Decon), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem/AM) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM).
Numa loja de brinquedos e artigos para recém-nascidos, fiscais do Procon Manaus identificaram um produto para mulheres que estão amamentando e que estava fora da validade e, mesmo não sendo o foco da operação, a loja foi autuada e o proprietário tem dez dias para apresentar defesa. O material foi recolhido.

"A Delegacia do Consumidor considera extremamente positiva essa parceria interinstitucional. Nos casos em que existir alguma aberração ou uma infração bastante relevante existem a possibilidade da apreensão da mercadoria e a condução em flagrante do gerente ou o proprietário do estabelecimento em função do risco para a saúde da criança", disse o Delegado Eduardo Paixão, da Decon.