Deputado José Ricardo denuncia no MPF extração ilegal de madeiras em Maués

Essa não Ă© a primeira vez que o deputado denuncia ações ilegais de desmatamento no municĂ­pio.

Deputado José Ricardo denuncia no MPF extração ilegal de madeiras em Maués

Na Ășltima quinta-feira (5) o deputado José Ricardo (PT) recebeu denĂșncia de comunitĂĄrios de que madeireiros estariam derrubando e transportando madeiras pelo ramal do Rio Maués-Mirim em direção ao Rio Urupadi, localidades do municĂ­pio de Maués. Diante de mais esse fato que pode estar contribuindo ainda mais com a devastação da Amazônia, o parlamentar enviou, nesta sexta-feira (6), ofĂ­cio ao Ministério PĂșblico Federal no Amazonas (MPF/AM) solicitando que o órgão investigue se essa extração de madeira é ilegal ou não, uma vez que jĂĄ houve a assinatura de um Termo de Compromisso, para evitar o crime ambiental nessa região.

No dia 16 de agosto do ano passado, José Ricardo protocolizou no MPF uma representação oriunda de denĂșncias das comunidades atingidas pela extração ilegal de madeiras na região do rio Urupadi. Essa denĂșncia foi acatada pelo órgão, resultando numa ação interinstitucional que resultou na assinatura de um termo de compromisso.

Porém, no Ășltimo dia 27 de agosto, os moradores daquela região denunciaram que os madeireiros estavam novamente atuando no rio Maués-Mirim e que o povo estava com muito medo de represĂĄlia, pois estavam sendo ameaçados por aqueles que possivelmente praticavam extração ilegal de madeira.

"É alarmante o Ă­ndice de desmatamento no Brasil. O Amazonas é um dos mais atingidos. Isso precisa mudar. O desmatamento e as queimadas tĂȘm consequĂȘncias graves para toda população, além de mortes de animais, fim de nascente de rios, terras ĂĄridas e degradação de comunidades tradicionais ribeirinhas e indĂ­genas. É preciso que haja uma investigação apurada sobre essas denĂșncias", disse José Ricardo, afirmando que continuarĂĄ acompanhando o caso e cobrando medidas cabĂ­veis.