Feriado da Independência tem protestos pelo país

Até por volta de 14h, pelo menos 21 cidades de 12 estados e do Distrito Federal tiveram atos. Sete de Setembro é marcado por manifestações em algumas cidades do

Feriado da Independência tem protestos pelo país

Até por volta de 14h, pelo menos 21 cidades de 12 estados e do Distrito Federal tiveram atos. Sete de Setembro é marcado por manifestações em algumas cidades do país

Cidades brasileiras registraram desde a manhã deste sábado (7) atos de 'grito dos excluídos', além de protestos contra o governo federal, os cortes na educação e o desmatamento na Amazônia. Até por volta de 14h, pelo menos 21 cidades de 12 estados e do Distrito Federal tiveram atos.

Os protestos deste sábado foram convocados por movimentos sindicais e grupos estudantis.

Veja como foram os atos em cada estado:

São Paulo

Centenas de pessoas participam do Grito dos Excluídos, neste feriado do dia 7 de Setembro, na avenida Paulista, região central de São Paulo

Fabio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

Na capital, manifestantes participaram do protesto 'Grito dos excluídos' na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Segundo os organizadores, o protesto é contra as medidas adotadas pelo governo federal na área da educação e do meio ambiente. A caminhada começou por volta das 11h na Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, em direção à Rua da Consolação.

No interior de São Paulo, também aconteceram protestos em Rio Claro, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Pernambuco

RECIFE, 11h20: Estudante usa lápis como 'arma' durante manifestação pelas ruas da capital pernambucana

Marlon Costa/Pernambuco Press

Integrantes de movimentos sociais e religiosos participaram, este sábado (7), da 25ª edição do Grito dos Excluídos, realizada no bairro do Derby, na área central do Recife. Segundo a organização, o evento realizado no Dia da Independência busca lutar pelos direitos das minorias e por uma sociedade mais justa e libertária. O movimento deste sábado também incluiu manifestantes contra a Reforma Trabalhista e os cortes feitos pelo governo federal na área da educação.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, índios da tribo Truká de Cabrobó, entidades sindicais movimentos sociais, quilombolas, trabalhadores rurais e praticantes de diversas religiões participaram de ato neste sábado. Os manifestantes se colocaram a favor da democracia, da Educação e disseram não à intolerância.

Minas Gerais

Grupos se manifestam em BH no dia da Independência do Brasil

Reprodução/TV Globo

Grupos protestaram neste sábado (7) em Belo Horizonte no Dia da Independência do Brasil. Embaixo do Viaduto Santa Tereza, no Centro, integrantes se vestiram de preto e relembraram as queimadas que devastam a Amazônia. Na Praça Sete, ainda no Centro da capital mineira, o Grito dos Excluídos, organizado pela Igreja Católica, lembrou a tragédia que a Vale provocou em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e Brumadinho, na Grande BH.

Em Uberlândia, manifestantes também protestaram contra os cortes de verbas nas universidades e a política de meio ambiente do governo Bolsonaro.

Rio de Janeiro

Durante o desfile do Dia da Independência na Avenida Presidente Vargas na manhã deste sábado (7), manifestantes se reuniram próximo à Rua Uruguaiana, no Centro do Rio, para protestar pela preservação da Floresta Amazônica. Estavam presentes sindicatos, movimentos estudantis e organizações sociais. O protesto foi acompanhado pela Polícia Militar e foi pacífico.

Distrito Federal

BRASÍLIA, 11h: Manifestantes protestam no estacionamento da Torre de TV

TV Globo/Reprodução

A 25ª edição da manifestação "Grito dos Excluídos" em Brasília reuniu, na manhã deste sábado (7), representantes de grupos ligados à Igreja Católica e a movimentos sociais no estacionamento à Torre de TV. O protesto ocorreu a menos de 3 km do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, onde havia presença das autoridades dos governos federal e distrital.

Os manifestantes pediam a saída do presidente da República, Jair Bolsonaro, mais investimento público e não privatização das empresas públicas. O grupo também entoou gritos de proteção à Amazônia.

Mato Grosso do Sul

Campo Grande, 9h18 (de MS): Manifestantes saem às ruas e fazem o "Ato dos Excluídos"

Edvaldo Cardoso/Arquivo Pessoal

Manifestantes realizaram, na manhã deste sábado (7), nas ruas centrais de Campo Grande, o ato chamado por eles como o "Grito dos Excluídos". A ação teve início às 8h (de MS), quando os manifestantes começaram a se concentrar na rua Candido Mariano, entre a rua 13 de maio e a rua Rui Barbosa.

Em Dourados, na região sul do estado, também houve protesto na principal avenida da cidade contra a Reforma da Previdência.

Pará

BELÉM, 11h16: Manifestantes protestam na avenida Nazaré, em Belém

Caio Maia

Estudantes, professores e ativistas de movimentos sociais participaram na manhã deste sábado (7) da 25ª edição do Grito dos Excluídos, em Belém. Assim como em anos anteriores, a manifestação foi realizada no dia da Independência do Brasil. Com faixas e cartazes, os manifestantes saíram por volta das 10h em caminhada pela contramão na avenida Nazaré em direção à avenida Presidente Vargas, onde ocorre o desfile militar. O trânsito na região foi interditado para a passagem dos manifestantes.

Ceará

Fortaleza, 10h: Manifestantes percorreram ruas do Bairro Praia do Futuro

Natinho Rodrigues/SVM

Manifestantes se reuniram em Fortaleza e Juazeiro do Norte, para realizar o movimento Grito dos Excluídos, promovido pela arquidiocese da igreja católica, realizado tradicionalmente no Dia da Independência. De acordo com a coordenadora do Grito dos Excluídos, Carolina Sales, o tema escolhido neste ano remete á tragédia ocorrida em Brumadinho e os manifestantes também gritam e reivindicam pelos cortes de verbas na educação e pela questão da Amazônia.

Goiás

Goiânia, 10h: Manifestantes participam de ato do 'Gritos dos Excluídos'

Rodrigo Gonçalves/G1

Manifestantes participaram, em Goiânia, do Grito dos Excluídos, ato contra os cortes na Educação e as reformas Trabalhista e da Previdência, além de em defesa Amazônia. Vestidos em sua maioria de preto, os manifestantes carregaram cartazes e faixas a em defesa da Educação Pública, do Sistema Único de Saúde (SUS), e da Amazônia, e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Algumas pessoas pintaram os rostos de verde e amarelo.

Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS, 10h39: manifestantes concentrados em frente a Catedral Metropolitana

Julio Ettore/NSC TV

Pelo menos três cidades de Santa Catarina registraram protestos na manhã deste sábado (7): Florianópolis, Chapecó, no Oeste catarinense e Joinville, no Norte do estado. Os manifestantes protestaram contra os cortes na educação, contra o presidente Jair Bolsonaro e em defesa da Amazônia.

Piauí

Servidores protestaram contra o governo Jair Bolsonaro

Lucas Pessoa/G1 PI

Servidores municipais e federais, juntamente com as pastorais, realizaram uma manifestação durante o desfile cívico em Teresina. Eles se concentraram na via contrária a solenidade e com faixas reivindicaram a reforma da previdência e os cortes na educação.

Espírito Santo

Enteidades participam de desfile da Independência, em Vitória, ES

Mayara Mello/ TV Gazeta

Por volta de 10h30, um grupo de manifestantes que estava na plateia do desfile cívico militar de 7 de setembro em Vitória protestaram pedindo a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles estavam com cartazes e um boneco inflável do ex-presidente.

Bahia

Tropa do Exército durante desfile do 7 de setembro em Salvador

João Souza/ G1

Estudantes e apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protestaram contra o governo de Jair Bolsonaro, na manhã deste sábado (7), no Centro de Salvador, logo após a saída do desfile cívico.

Com carros de som e bandeiras, os manifestantes fizeram um protesto pacífico, na Praça do Campo Grande.