Gleisi defende visita de Maduro ao Brasil: "Venezuela é grande país"

No dia em que o governo federal foi alvo de intensas críticas por receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para defender o país vizinho.

“Foram solidários conosco quando Bolsonaro negou oxigênio para hospitais de Manaus. Querem retomar o comércio e a integração sul-americana. Sofrem mais de 900 sanções dos EUA num momento em que até a oposição de lá demitiu o falso ‘presidente’ Guaidó, reconheceu o processo eleitoral e disputará o governo em 2024”, destacou Gleisi.

A deputada federal citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para afirmar que “há muito preconceito” contra a Venezuela, que ela considera “um grande país”. Gleisi também ressaltou que Lula já se encontrou com chefes de estado de 31 países “dos mais variados regimes políticos”.

Veja a publicação:

gleisi hoffmann venezuela

Depois de reunião entre os presidentes nesta segunda-feira (29/5), Lula lembrou que, há oito anos, Maduro não vinha ao Brasil. Nessa perspectiva, o mandatário brasileiro classificou o encontro entre os dois como "momento histórico", de "volta da integração".

"A Venezuela sempre foi um parceiro para o Brasil. Por equívocos, Maduro ficou muito tempo sem vir ao Brasil, e a gente sem ir lá. Tínhamos uma relação comercial de praticamente R$ 6 bilhões. Isso é ruim para a Venezuela e ruim para o Brasil", disse Lula.

"É um prazer te receber aqui outra vez", afirmou o petista. E qualificou Juan Guaidó – líder da oposição venezuelana e que chegou a se autoproclamar presidente do país – como um "impostor". "Eu fiquei sabendo que a Venezuela tinha um reserva de ouro em Londres, e que essa reserva de ouro foi colocada sob a guarda de Guaidó. Um impostor como presidente da República, porque não aceitaram o presidente eleito", discursou Lula.

The post Gleisi defende visita de Maduro ao Brasil: "Venezuela é grande país" first appeared on Metrópoles.