Lula reúne-se com Maduro antes de receber presidentes da América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta segunda-feira (29/5), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Maduro e Lula deverão falar sobre avanços no processo de normalização das relações bilaterais, incluindo a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a designação do embaixador da Venezuela no Brasil.

Também deve estar na pauta da conversa as eleições venezuelanas a serem realizadas em 2024.

Outro assunto a ser abordado é a imigração venezuelana para o Brasil e a proteção dos povos indígenas que residem nas fronteiras entre os dois países. “Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami”, destaca comunicado sobre a visita de Maduro.

O petista também deve tratar com Madura da integração sul-americana e da cooperação amazônica, “notadamente no que se refere aos temas de paz e segurança e mudança do clima”.

As reuniões de Maduro em Brasília se estenderão até a tarde desta segunda-feira. Veja a programação:

Agenda de Lula nesta segunda. Presidente se reune com Maduro
Mais sobre o assunto

Reunião com presidentes da América do Sul

Presidentes de praticamente todos os países da América do Sul se reúnem em Brasília na terça-feira (30/5), para uma reunião de cúpula à convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Metrópoles apurou que pelo menos 10 chefes de Estado estão confirmados no evento – a exceção é a presidente do Peru, Dina Boluarte, que não pode se ausentar do país em razão do clima de instabilidade política que se instaurou desde a deposição do antigo mandatário, Pedro Castillo.

“Recebo nesta semana em Brasília presidentes da América do Sul, para juntos discutirmos o futuro da nossa região. Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos na construção de parcerias pelo desenvolvimento econômico da região, fortalecimento de laços culturais e na defesa da democracia”, disse Lula no Twitter.

The post Lula reúne-se com Maduro antes de receber presidentes da América do Sul first appeared on Metrópoles.