Câmara suspenderá trabalhos para debater caso Vini Jr. na terça

A Câmara dos Deputados suspenderá momentaneamente os trabalhos, na próxima terça-feira (30/5), para debater o caso de racismo sofrido pelo brasileiro Vini Jr.

Câmara suspenderá trabalhos para debater caso Vini Jr. na terça

A interrupção dos trabalhos na Câmara dos Deputados ocorre para realização de uma Comissão Geral. Trata-se de um mecanismo utilizado para levar ao plenário temas relevantes que merecem debate com urgência.

O requerimento para a Comissão Geral é assinado por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Para ser aprovado, são necessárias as assinaturas de 1/3 dos deputados ou acordo entre líderes.

Sóstenes pediu aos colegas a assinatura do documento “a fim de que possamos debater possíveis ações e soluções contra atos de racismo sofridos por jogadores brasileiros na Espanha”.

Mais sobre o assunto

O caso de Vini Jr. repercutiu mundialmente, levando tanto o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o espanhol Pedro Sánchez a repudiarem o ocorrido. No documento, Sóstenes aponta que o episódio ocorrido no jogo do Real Madrid contra o Valencia no dia 21/5, não é um caso isolado. Ele cita os casos de discriminação contra o brasileiro Ronaldo Fenômeno, em 2005, o camaronês Samuel Eto'o, em 2006, e o também brasileiro Daniel Alves, em 2014. Todos no campeonato espanhol.

Moção de repúdio

A convocação de Comissão Geral não foi a única reação da Câmara dos Deputados ao caso Vini Jr.. Na última terça (23/5), dez moções de repúdio foram compiladas pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e aprovadas por unanimidade. Os requerimentos eram de deputados do PSol, PP, MDB, União Brasil, PT e PL.

“Que esse ato simbólico da aprovação de todas em conjunto transmitam ao mundo do futebol e à Liga Espanhola todo o repúdio do Brasil ao tratamento dispensado ao jogador Vini Jr.”, disse Arthur Lira, no plenário da Câmara dos Deputados.

The post Câmara suspenderá trabalhos para debater caso Vini Jr. na terça first appeared on Metrópoles.