"País sem educação não tem sucesso", diz Camilo em evento de ensino superior

Na abertura do XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre o “insucesso” de países que não investem em educação.

“Eu acredito que a educação é a prioridade de qualquer país. A história tem mostrado que os países que não investem na educação estão fadados ao insucesso. A história tem mostrado isso. Temos que fortalecer a educação superior, tanto pública quanto privada, e a formação dos nossos profissionais”, pontuou o ministro.

Havia a previsão de que o ministro participasse presencialmente do congresso, que ocorre em Alexânia, a cerca de 50 minutos de Brasília. Por uma agenda imprevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no entanto, o chefe da pasta participou da abertura da cerimônia por vídeoconferência.

Mais sobre o assunto

Ao início da evento, o secretário-executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier, lembrou o caso que abalou os brasileiros no início da semana, no qual o atacante do Real Madrid, Vinicius Júnior, foi vítima de mais um caso de racismo na Espanha.

Para Niskier, a prática configura “falha na educação dos jovens”. “Abro um parênteses para manifestar o protesto de todos nós contra o jogador Vini Jr. e o que aconteceu recentemente na Espanha. Peço palmas para sse jovem atleta que representa em termos de uma sociedade igualitária na qual a educação tem um papel fundamental”, disse.

“Certamente é algo que merece a reflexão da sociedade espanhola e da sociedade mundial sobre como nós estamos falhando na educação dos nossos jovens”, completou.

O congresso

O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontece anualmente e é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. O intuito do evento é reunir categorias como reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas de educação.

A organização promovedora é formado pelas seguintes instituições:

  • Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES);
  • Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi);
  • Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc);
  • Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu);
  • Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen);
  • Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep);
  • Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj); e
  • Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

The post "País sem educação não tem sucesso", diz Camilo em evento de ensino superior first appeared on Metrópoles.